900 quilos de pescado apreendidos em Quarteira por fuga à lota

Esta sexta-feira, 24 de Junho

A Unidade de Controlo Costeiro apreendeu esta sexta-feira, 24 de Junho, cerca de 900 quilos de pescado, na Lota e Porto de Pesca de Quarteira.

Durante a operação, que decorreu «no âmbito de uma ação de fiscalização direcionada para a monitorização das descargas de pescado oriundo da pesca comercial», a Guarda Nacional Republicada (GNR) identificou «infrações relacionadas com a não submissão do pescado ao regime de primeira venda em lota e por falta de rastreabilidade».

Na sequência da ação uma mulher de 51 anos foi alvo dos respetivos autos de contraordenação, cuja coima pode ultrapassar os 3740 euros por fuga ao primeiro regime de venda.

Após inspeção higienossanitária por parte do veterinário, cerca de 25 quilos de pescado foram doados a uma instituição de solidariedade por não cumprirem os tamanhos mínimos de comercialização, sendo o restante vendido em lota.

A GNR salienta, em comunicado, que «a primeira venda de todo o pescado fresco é obrigatoriamente realizada em lota pelo sistema de leilão».

«A prática de uma pesca sustentável que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes», remata a Guarda Nacional Republicana.



Comentários

pub