Vila Real de Santo António faz anos e celebra com homenagens e concerto de Ana Bacalhau

No dia 13 de Maio, VRSA celebra o 246º aniversário da sua fundação

Para celebrar o 246º aniversário da sua fundação, Vila Real de Santo António (VRSA) vai ter, no dia 13 de Maio, um programa cultural, concerto de Ana Bacalhau e homenagens. 

No dia 13 será feriado municipal e os festejos começam com o Hastear da Bandeira, às 9h00, na Praça Marquês de Pombal, cerimónia protocolar que será acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA.

Meia hora depois, terá lugar o ato de colocação da fotografia do ex-presidente da autarquia de VRSA, Alfredo Graça, no painel presidencial do Salão Nobre da Câmara Municipal.

Às 10h00, no Centro Cultural António Aleixo, realiza-se a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, durante a qual serão homenageados vila-realenses que se destacaram pelo seu mérito e pelos seus contributos para o concelho.

«Durante a sessão, serão atribuídas distinções honoríficas a Alfredo Graça (medalha de Honra da Cidade), pelo ilustre e valioso serviço que prestou à comunidade; Fernando Reis (medalha de Mérito Cultural), pelos serviços de excelência que prestou à comunidade vila-realense; e Jorge Dourado (medalha de Mérito Profissional), pelos serviços de exceção que prestou, enquanto médico de família, no Centro de Saúde de VRSA», refere o município em comunicado.

De manhã, será ainda inaugurado um painel evocativo que visa homenagear o coronel Francisco de Mendonça Pessanha Mascarenhas, primeiro governador de Vila Real de Santo António, e que estará presente na Rua Teófilo Braga, na fachada norte do edifício dos Paços do Concelho.

Às 18h30, é a vez das companhias de dança de Vila Real de Santo António apresentarem a iniciativa denominada «Danças e Contradanças», que irá recriar as festividades de 1776, associadas à fundação de VRSA, num percurso que terá início no Arquivo Histórico e termina na Praça Marquês de Pombal.

Nesta praça realiza-se ainda, às 21h30, «um dos pontos altos da programação», com entrada livre – o concerto Ana Bacalhau.

Também no dia 13 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, serão realizadas, na Praça Marquês de Pombal, várias atividades desportivas dedicadas aos mais novos.

 

 



Comentários

pub