UAlg lança mestrado pioneiro em “Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinha”

Este curso, lecionado em Inglês, inclui um estágio profissional que pode ser desenvolvido nas entidades empregadoras dos estudantes ou noutras instituições

A Universidade do Algarve (UAlg) vai abrir, a partir de 16 de Maio, candidaturas para um novo mestrado em “Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinha”.

Segundo a UAlg, este mestrado profissional, pioneiro na área em Portugal, «será realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da, em colaboração com instituições parceiras que desenvolvem atividades de ensino graduado, entidades empregadoras e outras entidades públicas e privadas que operam nestas áreas».

Vocacionado para a promoção da aprendizagem ao longo da vida, este mestrado nasce da necessidade de promover no mercado de trabalho profissionais com conhecimentos e competências técnicas em áreas ligadas à gestão do meio marinho e costeiro e à utilização de informação científica, que permitam assegurar o desenvolvimento sustentável e a conservação de espécies e habitats, beneficiando a humanidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

Este curso, lecionado em Inglês, inclui um estágio profissional que pode ser desenvolvido nas entidades empregadoras dos estudantes ou noutras instituições adequadas aos objetivos da prática profissional.

«A parte letiva do curso será prática e muito focada nas necessidades do mercado de trabalho, na valorização de informação disponível sobre a biodiversidade marinha e costeira e na obtenção de novos dados que permitam estabelecer linhas de base e avaliar a sua evolução, apoiando tomadas de decisão fundadas cientificamente para garantir a gestão sustentável do litoral e do meio marinho», diz a UAlg.

Pretende-se, ainda, desenvolver competências que ajudem na progressão e inovação profissional em áreas que impliquem a utilização de informação biológica e oceanográfica para a compreensão, gestão e conservação da biodiversidade marinha e para as interações com as pescas e alterações globais.

«Este curso pretende dar resposta a necessidades e lacunas identificadas por entidades empregadoras nestas áreas e em regiões com as quais a Universidade do Algarve tem ligações, parcerias e projetos de investigação», realça a academia algarvia.

Os objetivos estabelecidos focam-se em medidas de conservação e de gestão sustentável de atividades de exploração da biodiversidade marinha, conservação, mitigação e restauro de espécies e habitats marinhos ameaçados, e na integração de previsões de efeitos das alterações climáticas e outras alterações ambientais.

 



Comentários

pub