Torneio internacional de Portimão abre apetite para Taça do Mundo de Ginástica Rítmica

A 29ª edição do Torneio Internacional de Portimão conta com a participação de 70 ginastas juniores e 31 seniores

Foto de arquivo

O Torneio Internacional de Portimão de Ginástica Rítmica arranca esta terça-feira, 24 de Maio, antecedendo a realização da Taça do Mundo da modalidade. 

Este torneio «reveste-se de grande importância para as ginastas juniores, por ser das poucas provas existentes para o escalão e porque antecede o Campeonato da Europa de Ginástica Rítmica que se realiza de 13 a 20 de Junho, em Israel», diz a Câmara de Portimão.

A 29ª edição do Torneio Internacional de Portimão conta com a participação de 70 ginastas juniores e 31 seniores, em representação de 19 países, onde se destacam Israel, Bulgária, EUA, Roménia, Alemanha e Hungria.

«A presença da ginasta húngara Fanni Pigniczki é aguardada com expetativa, por ter estado presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Destaca-se ainda do lote de participantes a campeã olímpica Linoy Ashram, não como ginasta, visto que deu por terminada a sua carreira recentemente, mas enquanto treinadora da equipa de Israel», explica a autarquia portimonense.

A comitiva portuguesa tem Lara Silva, Elisabete Seletcaia, Beatriz Veraeghe, Madalena Lages, Matilde Castro e Sofia Amorim no escalão sénior, e Carolina Freitas, Maria Leonor Baptista, Oleksandra Huzak, Sofia Banakh, Anamar Couto, Joana Ferreira, Mafalda Santos, Bruna Tavares e Carlota Araújo no escalão júnior, estando a grande maioria a dar os primeiros passos nas principais competições internacionais.

As provas iniciaram às 8h40 com as ginastas juniores e prolongam-se até às 17h35. A partir das 18h00, serão as atletas seniores a entrar em cena, terminando o primeiro dia de competições às 21h30.

Amanhã, 25 de Maio, o dia começa com o espetáculo de maças e fitas, com as ginastas seniores entrando em competição pelas 10h00 e até às 13h40, seguindo-se as cerimónias protocolares.

Às 15h00, têm início as finais, onde é expectável uma competição renhida e com altos níveis de dificuldade e beleza, com o escalão júnior a prestar provas com arco e o escalão sénior com maças.

O encerramento da competição está agendado para as 19h05, com as cerimónias protocolares de entrega de prémios.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Este torneio internacional abre, assim, o apetite para o tão esperado momento, onde vão brilhar as elites mundiais da disciplina – a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, que terá lugar entre 27 e 29 de Maio no Portimão Arena.

 



Comentários

pub