Terra de Maio regressa ao Azinhal com balão de ar quente e muita gastronomia

No cartaz musical, este ano haverá concertos de Némanus (dia 28 às 22h00) e ÍRIS (29 de Maio, às 19h00)

Andar de balão de ar quente, fabricar queijo artesanal, praticar equitação ou assistir a dois espetáculos musicais. O evento “Terra de Maio” regressa, de 27 a 29 de Maio, à aldeia do Azinhal (Castro Marim), sempre com a divisa da promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e dos saberes e sabores a ela associados.

A decorrer no Pavilhão Multiusos do Azinhal, nesta edição da Terra de Maio vai poder ainda experimentar a arte da ordenha.

«O evento esforça-se por apresentar um diversificado leque de atividades articuladas com os valores do interior e da região, bem como trazer ao recinto os sabores do mundo rural, quer nas tasquinhas de gastronomia, quer em provas de vinho e showcooking, que vão animar os três dias de Terra de Maio», diz a Câmara de Castro Marim.

Neste campo, o destaque vai para as demonstrações da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA (27 Maio, às 18h30) e dos referenciados chefs Noélia Jerónimo (28 Maio, às 17h00), Leonel Pereira (29 de Maio, às 16h30] e Ricardo Silva (29 de Maio, às 18h00].

Haverá ainda espaço ainda para apresentação de vinhos do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve, no 27 de Maio, às 19h00.

Ainda na área da gastronomia, uma das grandes apostas do certame é a 4ª edição do “Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia”, que acontece no dia 28 de Maio, às 18h00.

Este foi um desafio proposto pelo município de Castro Marim à ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) e que resultará num queijo fresco com aproximadamente 40 quilos e 80 cm de diâmetro, para o qual serão necessários cerca de 170 litros de leite.

No cartaz musical, este ano haverá concertos de Némanus (dia 28 às 22h00) e ÍRIS (29 de Maio, às 19h00).

Num território onde a cultura algarvia se funde com a andaluza, haverá também palco a música castelhana. Na animação, ainda a destacar a peça de teatro “É disto que a minha Maria gosta”, do Centro e Cultura e Desporto do Trabalhadores da Câmara Municipal, que vai estrear no dia 27, às 21h00.

«No sábado, a manhã é dedicada a um seminário que vai trazer importantes contributos em relação aos diferentes enquadramentos na criação de raças autóctones, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e do Instituto Conservação da Natureza e Florestas», diz a Câmara de Castro Marim.

Para os amantes de motorizadas, no domingo, às 9h00, acontece o 3º Encontro de Motorizadas, com saída do largo do Mercado, numa organização da Associação Recreativa e Cultural do Azinhal. Na mesma manhã, decorre uma caminhada, para todos os que se quiserem juntar, com partida da Casa do Povo do Azinhal.

A exposição de Raças Autóctones: Cabra de Raça Algarvia; Ovelha Churra e Vaca de Raça Algarvia, a exposição de “Artefactos Agrícola e do Mundo Rural” e a Queijaria do Centro Multiusos, em permanente funcionamento, são outros fatores de atratividade desta Terra de Maio.

O evento é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Direção Geral da Alimentação e Veterinária, Comissão Vitivinícola do Algarve, marca Natural.pt, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Associação Odiana, Casa do povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal e CCD da Câmara Municipal de Castro Marim.

 



Comentários

pub