Tavira recebeu encontro escolar regional de robótica submarina

Encontro aconteceu a 18 de Maio

No âmbito do projeto “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, decorreu no dia 18 de Maio o encontro regional escolar nas piscinas Municipais de Tavira.

O encontro – organizado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT) e IPMA, com o apoio do Município de Tavira – contou com a participação de 50 escolas das áreas de abrangência do projeto (Açores, Algarve, Madeira e Lisboa).

Da região do Algarve participaram 11 escolas: Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Escola Secundária Dra Laura Ayres, Escola Secundária João de Deus, Escola Secundária José Belchior Viegas, Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Secundária Tomás Cabreira, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Agrupamento de Escolas de Almancil.

De acordo com o Município de Tavira, nos últimos dois anos letivos, mais de duzentos alunos do 9.º ao 12.º ano da região do Algarve construíram pequenos robôs submarinos a partir de um kit desenvolvido para o efeito, incentivando a exploração dos oceanos através da prática da eletrónica e robótica.

O ROV4ALL é um projeto de literacia do oceano que pretende «motivar e despertar o interesse dos alunos para as ciências e tecnologias marinhas através da construção de pequenos ROVs ( Remotely Operated Vechicle)», que permitem «o estudo e a exploração do fundo do mar e de estruturas submersas e são usados tanto na investigação científica como em operações militares, de segurança e na exploração petrolífera».

Este projeto é financiado pelo Fundo Azul da Direção-Geral de Política do Mar, tendo como promotor a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e como parceiros o Instituto do Mar e da Atmosfera, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro Ciência Viva de Tavira, o Instituto para a Qualificação IP-RAM, o Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico e o Instituto do Mar.

 



Comentários

pub