Sessão de diálogo quer ajudar a “Construir pontes para o futuro da floresta de Monchique”

O BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – é um projeto de investigação

Uma sessão de diálogo com o mote “Construir pontes para o futuro da floresta de Monchique”, do projeto BRIDGE, realiza-se na próxima quinta-feira, 19 de Maio, às 18h00, na sala polivalente da Escola EB 2,3. 

O BRIDGE – Unir a ciência e as comunidades locais para a redução do risco de incêndios florestais – é um projeto de investigação iniciado a 15 de Março de 2021, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

O projeto é desenvolvido por um consórcio de três instituições, respetivamente o Instituto Superior Técnico (IST), coordenador do projeto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), e a Universidade do Algarve (UAlg).

O concelho de Monchique será o caso-piloto da abordagem BRIDGE que será desenvolvida em três fases.

A Fase 1 visa conhecer o território e as suas populações, avaliando as vulnerabilidades socio-ecológicas e as estratégias locais de adaptação ao risco de incêndio florestal.

A Fase 2, atualmente a decorrer, congrega toda a ação de capacitação local na forma de laboratório colaborativo através do qual se fomentará o diálogo entre as comunidades locais, a ciência e as organizações implicadas na gestão do risco de incêndio florestal.

Já a fase 3 visa partilhar o conhecimento e a abordagem BRIDGE de capacitação local para a redução do risco de incêndio florestal em Monchique e apoiar a sua replicação noutros territórios de risco.

Comentários

pub