Semana sobre Espécies Invasoras assinalada em Albufeira

Projeto está a ser levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis apresentou,  no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras, duas palestras e uma exposição de pintura que estará patente na Escola Básica e Secundária de Albufeira, de 23 a 30 de Maio. 

A palestra “Plantas Invasoras”, de Miguel Rodrigues, biólogo do Centro de Ciência Viva do Algarve, foi apresentada a 16 de Maio, na biblioteca da Escola Secundária de Albufeira, e a 20, no auditório da Escola Básica e Secundária de Albufeira, e abordou os riscos e as ameaças das plantas invasoras para o ecossistema e para a biodiversidade em geral, para as pessoas e para a economia, entre outros temas.

Agora, é a vez da  exposição de pintura da arquiteta paisagista Manuela Santos, intitulada “Belas Silenciosas”, ser apresentada na na Escola Básica e Secundária de Albufeira, de 23 a 30 de Maio.

De acordo com o Município de Albufeira, a autora considera que esta exposição concorre para que de «uma forma simples, direta e eficaz» seja feito o esclarecimento sobre o que são as «plantas invasoras que temos no nosso território, já que muitos de nós, encantados pela beleza destas plantas ajudamos à sua proliferação silenciosa, sem nos darmos conta dos impactos que a mesma tem na biodiversidade e na economia».

Já Miguel Rodrigues acredita que «todos temos e podemos contribuir para de alguma forma combatermos estas invasoras silenciosas».

Estas ações constam das atividades do aspirante a Geoparque Algarvensis, do qual fazem parte os municípios de Loulé, Silves e Albufeira e integram a “Semana das Artes e da Cidadania – Percursos de Cidadania”, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira-Poente (na Escola Secundária de Albufeira), bem como o “Projeto Invasoras” que está a ser levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira (nomeadamente na Escola Básica e Secundária de Albufeira) no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras 2022 (21 a 29 de Maio), promovida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

As ações estão ainda enquadradas no “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável no.15 – Proteger a Vida Terrestre”, que visa implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.

 



Comentários

pub