Novo centro de treino e recuperação em Silves já prepara linces-ibéricos para a liberdade

Centro foi hoje publicamente apresentado, horas depois de mais uma solta de linces em Alcoutim

O novo Complexo de Treino e Recuperação de Lince-ibérico (CTRLI) foi hoje publicamente apresentado em Silves, nas instalações do centro de reprodução desta espécie ameaçada, existente na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no interior do concelho.

A inauguração oficial desta nova valência do Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico, que custou cerca de 600 mil euros, aconteceu poucas horas depois da libertação da natureza de mais dois exemplares desta espécie em Alcoutim, os linces Sidra e Salão.

Tanto a solta dos linces como a apresentação do complexo de treinos contaram com a presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza. Em Silves, estiveram ainda a presidente da Câmara Rosa Palma, bem como os responsáveis máximos do ICNF, o presidente da CCDR Algarve, entre outras entidades.

A construção do Complexo de Treino e Recuperação de Lince-ibérico arrancou em Outubro de 2018 (depois da destruição de parte do centro causada pelo incêndio do Verão anterior), tendo ficado concluída em 2019.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Este equipamento possibilita, através dos dois cercados de treino, verificar se os jovens linces destinados a libertação no habitat natural (com cerca de 10 meses de idade) dispõem de condições físicas e comportamentais adequadas para a sua subsequente sobrevivência, bem como treinar e reforçar comportamentos que os tornem mais resilientes perante os estímulos e fatores de risco que irão surgir num meio natural não controlado humanamente, quando ocorrer a libertação (entre os 11 e 12 meses de idade)», explica o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que gere o centro de reprodução.

O CTRLI permite ainda «acolher temporariamente, tratar e recuperar exemplares de lince-ibérico, provenientes da natureza, doentes ou feridos, e que apresentem condições de recuperação viável, em condições de bio-segurança, isto é, sem interferirem com os espaços físicos e com as operações de maneio dos exemplares detidos em cativeiro – progenitores e crias ou juvenis».

 

 

Quanto à libertação de mais dois exemplares de lince-ibérico no Algarve, aconteceu esta terça-feira entre Pereiro e Fonte Zambujeiro de Cima, «numa das áreas de expansão natural da população constituída na área de reintrodução de lince-ibérico, do Vale do Guadiana».

Tratou-se da segunda solta que decorreu fora da região do Alentejo, desde o início do projeto de reintrodução da espécie em território nacional, depois da que teve lugar em Fevereiro e que o Sul Informação acompanhou.

Foram reintroduzidos na natureza dois linces-ibéricos: Sidra (jovem fêmea, filha de Narina e Paíño) e Salao (jovem macho, filho de Omeya e Norteño), com 13 meses de idade, provenientes do Centro de Cría del Lince-Ibérico de Zarza de Granadilla, em Cáceres (Extremadura).

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub