Navio-escola Sagres regressa a Faro para celebrar o Dia da Marinha

Comemorações estendem-se até 22 de Maio

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Concertos, exposições, batismos de mergulho e visitas ao navio-escola “Sagres” são algumas das iniciativas que fazem parte do programa do Dia da Marinha, que este ano se celebra em Faro. 

O programa completo foi apresentado esta quinta-feira, 12 de Maio, numa conferência de imprensa que se realizou na Câmara Municipal de Faro e contou com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da autarquia, o Vice-almirante Coelho Cândido, Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, o Contra-almirante Chaves Ferreira, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, o Comandante Rocha Pacheco, Comandante de Zona Marítima do Sul, e o Comandante Sousa Luís, Porta-voz da Marinha.

Esta é a primeira vez que o Dia da Marinha se celebra em Faro.

«Prevíamos que esta comemoração acontecesse em 2020, mas isso não foi possível pelas contingências impostas pela crise pandémica. Estamos, por isso, hoje, duplamente satisfeitos, por podermos finalmente receber este evento, que assume uma grande importância para o nosso concelho e para o Algarve», começou por referir Rogério Bacalhau.

Para o autarca de Faro, a localização deste concelho algarvio e o seu contacto com o oceano levam a que faça «todo o sentido» acolher esta iniciativa – e que a cidade seja parceira da Marinha «na promoção das suas prioridades e ações». Faro será, «durante estes dias, a capital do mar em Portugal».

Foto: Mariana Carriço| Sul Informação

Durante a conferência, Rogério Bacalhau realçou ainda algumas das atividades que fazem parte do programa.

«Destaco o concerto que juntará a Banda da Armada, com mais de 100 músicos, e o cantor algarvio Nuno Guerreiro, no dia 20 de Maio, às 21h30, no Jardim Manuel Bivar».

O autarca de Faro frisou ser «da maior importância», contar «com a presença de um artista algarvio, que simbolizasse a participação de toda a comunidade da região e do concelho num momento que é emblemático desta ação».

Das atividades do programa, Rogério Bacalhau anunciou a presença, pela segunda vez, do navio-escola Sagres em Faro.

«Não posso esquecer aquela que, se calhar, será a grande atração – a presença do navio-escola Sagres, que regressa a Faro depois do enorme sucesso que foi a sua estadia aqui em 2018, durante a qual recebeu imensos visitantes. Quiçá, este nosso navio-escola, que já é património de todos os portugueses, possa vir a ser um grande embaixador do potencial náutico que temos no concelho e na região, atraindo visitantes e velejadores do futuro».

O Dia da Marinha celebra-se a 20 de Maio, em homenagem à chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498, contudo, as celebrações no concelho de Faro começaram no dia 3 (com uma exposição presente no Fórum Algarve) e terminam a 22 (com batismos de Mar, visitas a navios, entre outras atividades).

O navio-escola Sagres estará no Cais Comercial entre os dias 19 e 22 e receberá visitas de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, e de tarde, das 14h00 às 18h00.

No dia 22, destaca-se ainda a realização de uma cerimónia militar, marcada para as 12h00, no Jardim Manuel Bívar.

Durante a conferência de imprensa, o Vice-almirante Coelho Cândido realçou o que leva a Marinha a celebrar este dia em Faro.

«Todos os anos, pretendemo-nos aproximar das populações locais, neste caso dos munícipes de Faro, para que a população possa conhecer melhor a sua Marinha, as capacidades da Marinha, e aquilo que fazemos para proteger e promover os interesses de Portugal através do Mar», disse, frisando ainda a importância da tecnologia que, este ano, serve de mote para as comemorações.

O Vice-almirante anunciou que estas comemorações irão permitir a assinatura de protocolos entre a Marinha e a Universidade do Algarve.

Para finalizar, o presidente da Câmara de Faro incitou a população a participar: «Reforço o convite a todos para que, nestes dias, em que celebramos o Mar e a Marinha, possam visitar Faro, conhecer todas as belezas e tradições».

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação 

 

Veja o programa completo aqui. 

 

 

 

 



Comentários

pub