Museu Municipal de Tavira recebe exposição “A Natureza Detesta Linhas Rectas”

Exposição será inaugurada este sábado e fica patente até 8 de Outubro

A exposição “A Natureza detesta Linhas Rectas”, de Gabriela Albergaria com curadoria de Delfim Sardo, será inaugurada este sábado, 14 de Maio, às 17h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, onde estará patente até 8 de Outubro.

Esta é a primeira exposição antológica da artista, percorrendo os últimos 18 anos do seu trabalho, nos vários suportes que tem vindo a utilizar, desde a escultura, ao desenho, passando pela fotografia e pela produção de múltiplos.

«A questão central que a exposição apresenta é a da zona de fronteira e conflito entre a Natureza e o processo moderno da sua apropriação e dominação, tratada a partir de várias situações que recorrem à história das migrações das espécies vegetais, à sua utilização cultural e económica e, por fim, à sua violenta exploração», explica a Câmara Municipal de Tavira.

Além da reconstituição de uma obra de grande envergadura, central no percurso da artista, a exposição apresenta conjuntos de peças que resultaram de viagens realizadas na Amazónia ou no Redwood National Park, parque florestal norte-americano onde proliferam algumas das espécies mais marcantes desse continente.

A exposição é, segundo o Município, «não só uma reflexão crítica sobre a nossa relação com o natural, mas também sobre a forma como encaramos a representação da natureza e do seu tempo em nós».

“A Natureza Detesta Linhas Rectas” é organizada pela Culturgest, em Lisboa, onde foi apresentada pela primeira vez entre o Outono de 2020 e a Primavera de 2021. A exposição reúne 27 obras, algumas delas produzidas especificamente para esta ocasião, pertencentes a diferentes coleções particulares e institucionais, como a Coleção de Arte Contemporânea do Estado ou a Coleção da Caixa Geral de Depósitos, e inclui ainda um pequeno vídeo documental com uma seleção de projetos que a artista realizou no espaço público.



Comentários

pub