Museu do Traje é “para Todos” com novos investimentos

Secretária de Estado da Inclusão marcou presença

Um jardim sensorial com identificação das espécies com placas com leitura braille, um mini laboratório acessível ligado à atividade corticeira e uma aplicação áudio vídeo para telemóveis. Estas são algumas das novidades do Museu do Traje, em São Brás de Alportel, inauguradas esta quarta-feira, 18 de Maio. 

O Dia Internacional dos Museus foi assinalado em São Brás de Alportel com a inauguração do projeto “Um Museu para Todos”, desenvolvido no Museu do Traje de São Brás de Alportel, ao abrigo da linha “Turismo Acessível, do Programa “Valorizar” do Turismo de Portugal.

A cerimónia foi presidida por Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, e contou com os presidentes da Região de Turismo do Algarve,  do Instituto Nacional de Reabilitação e da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve.

A isto juntou-se uma comitiva da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a diretora Regional de Cultura do Algarve e a diretora Regional da Segurança Social.

«A visita aos vários espaços do Museu do Traje permitiu dar a conhecer as exposições patentes assim como as diversas adaptações e novidades introduzidas no Museu no âmbito deste projeto diferenciador que vem enriquecer a área turística e patrimonial do concelho de São Brás de Alportel», diz a Câmara Municipal.

O projeto, que incluiu a eliminação de barreiras arquitetónicas, a criação de espaços de experimentação, a correção de pavimentos e a disponibilização de informação acessível, contou com um investimento total na ordem dos 152 mil euros, concretizada com o apoio do Município de São Brás de Alportel e um financiamento do Turismo de Portugal, através da linha de Apoio ao Turismo Acessível: Valorizar.

Na sua intervenção, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel Júlio Pereira explicou que o Museu do Traje «tem sabido afirmar-se na e para a comunidade acolhendo mais de 30 grupos dedicados a diversas iniciativas e áreas artísticas e culturais».

«A visita a um museu é sempre enriquecedora e queríamos que fosse assim para todos», frisou.

«É bom ver esta casa repleta de atividade. Queremos ver nos museus espaços dinâmicos como este», salientou a secretária de Estado da Inclusão na sua intervenção.

«É uma honra perceber que de uma linha de apoio que lançámos (…) surgem projetos como este», comentou, acrescentando que o objetivo é dar dignidade às pessoas e criar acessibilidade para todos em qualquer contexto.

«A promoção da acessibilidade para todos constitui um eixo prioritário na estratégia do Município, presente em todas áreas e projetos… não é já uma dimensão, mas uma forma de agir num trabalho contínuo», afirmou Vitor Guerreiro, presidente da Câmara.

«Pensar o turismo é pensar nas acessibilidades, nas condições que oferecemos aos nossos visitantes para que possam usufruir do nosso território de forma plena», acrescentou.

Anatília Jara, representante da ACAPO Algarve, mostrou-se satisfeita com o trabalho realizado e pretende trazer a este espaço mais utentes da associação.

A visita prosseguiu ainda até ao Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel onde a secretária de Estado teve oportunidade de comprovar os trabalhos de adaptação para a promoção da mobilidade e acessibilidade realizadas no Posto Municipal de Informação Turística e uma visita à Santa Casa da Misericórdia que deu a conhecer o projeto inovador na área do apoio domiciliário a idosos “Apoio COmVIDa”.

Comentários

pub