Morreu João Gago Horta, empresário e antigo deputado do PSD

Câmara de Faro lamentou o desaparecimento deste munícipe

A Câmara de Faro «lamenta profundamente» a morte de João José Gago Horta, empresário e antigo deputado pelo PSD à Assembleia da República, ocorrida este fim de semana.

João Gago Horta nasceu em Faro a 11 de novembro de 1943 e estudou no Liceu desta cidade. Mais tarde, formou-se em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico.

Voltou à região para assumir a direção da Farauto (empresa criada pelo seu pai, José Mateus Horta e distinguida, em 1997, com a medalha de mérito – Grau Ouro pelo Município de Faro).

«Enquanto empresário e proprietário desta empresa, dinamizou significativamente o setor do comércio automóvel, tendo, para além disso, sido responsável por esta empresa se tornar uma das que mais apoiou o atletismo e o desporto automóvel na região algarvia», segundo a Câmara de Faro.

«Aliás, criou mesmo uma equipa de atletismo, na qual o seu irmão Luís Horta se distinguiu enquanto atleta e que trouxe grande dinamismo a esta modalidade nas décadas de 80 e 90 do séc. XX. No que diz respeito aos rallyes, criou a “Farauto Rallye Team”, equipa que foi presença regular em vários campeonatos nacionais, tendo ficado conhecida pela estreia do Opel Corsa em competições desportivas», acrescentou a autarquia.

Foi, ainda, deputado do PSD, eleito pelo círculo de Faro, na IX Legislatura, entre 2002 e 2005.

 

 



Comentários

pub