Ministro conheceu projetos dos Contratos Locais de Segurança em Alcoutim e São Brás

Em Alcoutim, governante foi a três casas de idosos isolados

José Luís Carneiro, ministro da Administração interna, esteve esta segunda-feira, 23 de Maio, em Alcoutim e São Brás de Alportel, onde conheceu projetos no âmbito dos Contratos Locais de Segurança (CLS).

O dia começou em São Brás de Alportel.

Nesta vila, o governante conheceu, in loco, o projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes”, sediado no Espaço Jovem de São Brás de Alportel, promovido pelo município, sob coordenação do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, com financiamento do Ministério da Administração Interna.

Desde 2018, o projeto conseguiu já envolver mais de 700 participantes: 525 crianças e 205 adultos, «num trabalho que é uma verdadeira missão de vida, a marcar as vidas destes jovens», diz a autarquia.

Vitor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, destacou o trabalho multidisciplinar realizado com os jovens e suas famílias, promotor de competências pessoais e sociais para um crescimento harmonioso, rumo a um futuro mais promissor. Aproveitou ainda a ocasião para enaltecer o envolvimento e empenho das entidades parceiras na concretização do Contrato Local de Segurança e respetivas dinâmicas de enriquecimento da comunidade.

Já Marlene Guerreiro, vice-presidente da autarquia, revelou que estão a ser criados dois novos grupos de trabalho que se vão debruçar sobre as áreas das dependências e da prevenção da depressão e do suicídio, dada a preocupação crescente com a saúde mental.

Reconhecendo o mérito e o contributo que os Contratos Locais de Segurança estão a ter no terreno em prol da criação de respostas para os jovens que lhes permitem criar percursos de vida saudáveis e prósperos, o ministro José Luís Carneiro revelou ser «muito partidário destas metodologias».

«A intervenção nestes domínios exige uma sensibilidade especial. De forma isolada é difícil criar soluções, pelo que um esforço articulado como o que foi apresentado nesta reunião é salutar e merece reconhecimento», acrescentou.

A visita à exposição de arte jovem “ARTrEve-te” patente até ao final deste mês na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, marcou o final desta visita em que o ministro José Luís Carneiro teve oportunidade de conhecer alguns dos jovens talentos do concelho e os seus trabalhos.

Da parte da tarde, o governante foi a Alcoutim, onde conheceu o projeto «+ Próximo», resultante de um Protocolo de Associação ao Contrato Local de Segurança com a Área Governativa da Administração Interna e a Cruz vermelha Portuguesa (Centro Humanitário de Tavira) (CVP) para execução do projeto “+ Próximo”, vai na sua terceira edição e tem como objetivo o acompanhamento de idosos isolados pela GNR e pelas equipas da CVP.

O «+ Próximo», é um projeto inovador de teleassistência à população mais idosa do concelho (com idade maior ou igual a 65 anos) e em situação de isolamento social e geográfico).

No decorrer da visita a Alcoutim, José Luís Carneiro, acompanhado do presidente da Câmara Osvaldo Gonçalves e restante executivo, deslocou-se a três casas de idosos isolados e abrangidos pelo projeto, testemunhando junto dos beneficiários a execução desta iniciativa.

 



Comentários

pub