Ministra da Coesão Territorial vai estar na inauguração do “Caminho Marítimo de Santiago”

Partida do cruzeiro está agendada para este sábado, 28 de Maio

O primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, vai ser inaugurado esta sexta-feira, 27 de Maio, por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. 

A iniciativa promovida pela Upstream Portugal e pela Fórum Oceano, com o apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros (ANC), está prestes a ser inaugurada e conta, no total, com cerca de duas dezenas de embarcações, entre as quais a Caravela Vera Cruz, que ao longo de 17 dias vão percorrer 500 milhas até Santiago de Compostela, em Espanha.

Até esta sexta-feira, 27, as embarcações que compõem esta viagem inaugural vão estar no porto de Vila Real de Santo António, prontas para receber visitas, de onde partem depois a 28 de Maio, às 9h00.

Esta sexta-feira decorrerá ainda uma sessão de boas-vindas, durante a qual serão recebidos os viajantes que vão integrar este cruzeiro inaugural e será realizada uma apresentação daquele que é o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal.

O momento irá decorrer no Clube Náutico de Vila Real de Santo António, às 19h30, contará com a intervenção de José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Este momento ficará marcado ainda pelo carimbo simbólico da primeira credencial da Catedral de Santiago e pelo lançamento do Inteiro Postal da República – uma peça desenvolvida em parceria com os CTT – Correios de Portugal.

Já no sábado está prevista para as 9h00 a saída das embarcações e concentração junto à entrada do porto de recreio com embarcações da frota local.

Após este momento, que reúne alguns veleiros convidados, assim como várias embarcações internacionais, irá dar-se a bênção das embarcações participantes pela diocese do Algarve. Em seguida, o cruzeiro inaugural parte rumo à Estação Náutica de Vilamoura, localidade na qual os participantes irão pernoitar.

Nesta viagem estará também presente Joana Pratas, a primeira mulher velejadora em Portugal e uma das embaixadoras desta iniciativa.



Comentários

pub