Na Serra do Caldeirão, uma Casa de Cantoneiros renovada vai ajudar a combater incêndios

Obras custaram cerca de meio milhão de euros

O que era uma antiga Casa de Cantoneiros, fechada e sem uso, em Vale Maria Dias, na Estrada Nacional (EN) 2, transformou-se na Unidade Avançada de Proteção Civil de Loulé. O espaço, inaugurado esta terça-feira, 24 de Maio, tem uma «localização estratégica» e vai ajudar a «reforçar a defesa contra os incêndios» na Serra do Caldeirão. 

Ao longo da EN2, são várias as Casas dos Cantoneiros com que nos vamos cruzando.

Depois de terem servido de habitação a estes operários, que tinham a seu cargo a manutenção das estradas, muitos dos espaços acabaram, com o passar dos anos, por ficar sem uso.

Em Vale Maria Dias, perto da Cortelha, não foi diferente. Em 2017, a Câmara de Loulé decidiu comprar o edifício à Infraestruturas de Portugal para ali instalar a Unidade Avançada de Proteção Civil, inaugurada ontem, dia 24.

 

 

Ao Sul Informação, João Matos Lima, comandante da Proteção Civil de Loulé, explicou que o edifício está equipado com «todas as capacidades de comunicação, como a Rede SIRESP, fibra ótica, telefone fixo e apoio à cartografia».

A isto junta-se a «capacidade de montar um posto de comando», se tal for necessário num grande incêndio.

«Temos um gerador capaz de alimentar a Unidade, mesmo em caso de corte de energia, e um espaço onde conseguimos montar tendas para a população se for caso disso», acrescentou ainda.

A Unidade também dará apoio logístico para operações de Proteção Civil, tem um espaço dedicado à manutenção de equipamentos e poderá acolher formações no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. 

 

 

De resto, já a partir de 15 de Junho e até Setembro, é lá que ficará instalado «um destacamento de cavalaria da GNR, com dois elementos, que fará patrulhamento florestal», revelou João Matos Lima ao nosso jornal.

É que esta unidade tem uma «localização central, em plena Serra do Caldeirão», situando-se na freguesia de Salir que, este ano, faz parte dos locais prioritários, definidos pelo Governo, de defesa contra os incêndios.

«É onde os nossos olhos vão estar mais atentos e onde haverá um maior cuidado. No fundo, com isto, a nossa defesa contra os incêndios sai reforçada», resumiu o comandante da Proteção Civil de Loulé.

 

 

Esta obra custou cerca de 500 mil euros e, na inauguração, foi também elogiada pelo autarca Vítor Aleixo.

Para o presidente da Câmara de Loulé, o concelho tem «muito a ganhar com mais esta estrutura de prevenção e de combate aos incêndios florestais».

«É preciso haver respostas locais para este problema. Proteger a vida e a natureza são as nossas obrigações e, por isso, este é um dia de grande satisfação», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub