Loulé: Escola Padre João Cabanita instala sistema de tratamento de águas residuais

O objetivo passa pelo «aproveitamento da água residual tratada (ou água para reutilização) na rega dos espaços cultivados da escola»

A Escola EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, já tem um sistema de tratamento de águas residuais. 

O objetivo passa pelo «aproveitamento da água residual tratada (ou água para reutilização) na rega dos espaços cultivados da escola».

A Escola EB 2,3 Padre Cabanita conta com vários espaços plantados com olival e outras árvores de fruto, espécies aromáticas e ornamentais e uma horta pedagógica, numa extensão de muitas centenas de metros quadrados onde os alunos dos cursos de educação e formação em “Operador de Campos de Golfe” trabalham e adquirem novas competências.

Próximo desta área, existem uns balneários que dão apoio às atividades desportivas que se realizam no campo de jogos com relva sintética aí situado e que têm uma utilização intensiva, passando por lá semanalmente cerca de 100 alunos e 215 atletas.

No âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA) promoveu, em 2021, a primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, ao qual a Câmara Municipal de Loulé concorreu com três candidaturas conjuntas: a Escola Secundária de Loulé, a EB 2, 3 Padre João Coelho Cabanita e a Escola Profissional Cândido Guerreiro.

Todas elas foram reconhecidas pelo júri do concurso que as distinguiu, respetivamente, com um 1º prémio na categoria ‘Desempenho’ e um 2º e um 3º prémios na categoria ‘Monitorização’.

As verbas associadas a cada candidatura tendo em vista a execução das intervenções e iniciativas às quais se propuseram são, respetivamente, de 15 mil, 10 mil e 5 mil euros.

Em visita à escola onde foi instalado este sistema “amigo do ambiente”, no passado dia 19 de Maio, numa ação inserida na Semana do Clima, o vereador Carlos Carmo reforçou que «as iniciativas que integram estas três candidaturas são um sinal prático da concretização da política de ação climática e de salvaguarda ambiental que se encontra em curso».

 



Comentários

pub