Loulé assinala Semana do Clima com várias atividades

Entre 14 e 20 de Maio

O Município de Loulé vai assinalar o Dia do Clima, que se celebra a 14 de Maio, com várias iniciativas até dia 20, que têm como objetivo «mobilizar a comunidade para a ação climática». 

As iniciativas começam no sábado, 14 de Maio, com duas atividades lúdicas dirigidas a crianças, jovens e familiares.

Às 10h30, no Polo da Biblioteca Municipal de Quarteira, acontece o “Bora lá à Biblioteca | CLIMAAT100”, onde os mais novos poderão ouvir uma história sobre as alterações climáticas em Loulé. Nesta iniciativa, «o menino Diogo e o seu irrequieto gato Carapau levam numa viagem no tempo e os ensinam, de uma forma cómica e leve, a combater as alterações climáticas no seu concelho», refere a Câmara Municipal de Loulé.

No mesmo horário, na Foz do Almargem e do Trafal, em Quarteira, as famílias são desafiadas a participar no “Bioblitz e Alterações Climáticas”, uma atividade de ciência-cidadã, na qual os intervenientes, através da utilização de aplicações móveis (Biodiversity4all e iNaturalis), colaboram na identificação e registo de observações de espécies desta (futura) Reserva Natural Local.

Ambas as atividades requerem inscrição prévia para [email protected].

Na segunda-feira, 16, acontece a 7ª Reunião do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática de Loulé, órgão constituído por mais de 70 entidades, «que tem como missão contribuir para a promoção, acompanhamento e monitorização da política de ação climática local, no sentido de uma governança mais eficiente, participada e duradoura».

No dia 17, Dia Internacional da Reciclagem, o programa arranca com uma ação de sensibilização sobre eficiência hídrica na Escola Prof. Sebastião Teixeira, em Salir. Esta ação é enquadrada no projeto da Comunidade Energética Escolar – e nela serão instalados dispositivos de redução de caudal nas torneiras e chuveiros da escola, equipamentos que permitirão uma redução superior a 50% no consumo de água nestes locais.

Nessa manhã, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Loulé, terá também lugar uma ação de sensibilização sobre gestão de resíduos dirigida aos técnicos da Câmara Municipal de Loulé.

Para finalizar o dia dedicado à reciclagem, às 21h00, na Casa do Meio Dia, em Loulé, irá realizar-se a Palestra “ReciclArte”. A palestra será dirigida ao público em geral, tendo como oradoras Inês Reis, da Inframoura, Joana Dias, do Loulé Design Lab, e os criativos do Loulé Design Lab.

«Esta palestra tem como principal mote dar a conhecer o projeto INFINITY, que associou reciclagem, transformação, ambiente e solidariedade, através da reflexão conjunta sobre o trabalho realizado», refere o Município.

A participação é gratuita, mas é preciso inscrição prévia para [email protected].

O dia 19 é dedicado aos jovens, estando marcada para as 11h45 uma ação do “Desafio Alfarroba”, projeto que envolve a Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil, e às 14h30, a Palestra “Ação Climática no Município de Loulé”,  realizada na Escola Secundária de Loulé.

Para encerrar as comemorações, no dia 20 de Maio, de manhã, acontece o ato de assinatura da escritura pública da constituição da Associação Adapt.local – Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas.

O Conselho Coordenador é presidido pelo Município de Loulé e a ação envolve cerca de 30 municípios a nível nacional, assim como instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações não-governamentais e empresas.

 

 

 



Comentários

pub