Leonel Pereira, o chef que foi fuzileiro, recebeu a Marinha no seu restaurante

A equipa de militares da Marinha e a equipa de Leonel Pereira realizaram todo o processo de uma confeção de refeição

Leonel Pereira é um conceituado chef algarvio detentor de uma estrela Michelin, mas poucos saberão que, nos anos 90, também foi fuzileiro. Décadas depois, o cozinheiro reavivou algumas memórias, ao receber uma equipa de formadores da Escola de Tecnologias da Armada para, juntos, darem o pontapé de saída, em termos gastronómicos, ao Dia da Marinha que, este ano, se comemora em Faro. 

A equipa de militares da Marinha e a equipa de Leonel Pereira realizaram todo o processo de uma confeção de refeição, desde a compra dos produtos frescos até à apresentação na mesa.

«A partilha de conhecimentos, a troca de experiências num ambiente de camaradagem foram as notas dominantes», conta a Marinha, numa nota enviada à imprensa.

Dos seus tempos de fuzileiro, entre 1990 e 1991, o chef guarda grandes recordações, não hesitando em dizer que foram anos determinantes para a construção da sua carreira, «assente em valores como a determinação, a resiliência, o espírito de entreajuda e a liderança».

 

Chef Leonel Pereira

 

Nascido no Pessegueiro/Martim Longo (Alcoutim), Leonel Pereira tem já uma carreira com 30 anos, nacional e internacional distinguida com as mais altas condecorações.

Foi chef executivo em hotéis como o Sheraton, o Meridian, o Orient-Express, o Pestana, as Pousadas de Portugal

Desde 2014, tem também conciliado a cozinha com o CCMAR – Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, onde tem participado em vários projetos como investigador.

Trabalhou, de 2013 a 2020, no Restaurante São Gabriel, em Almancil, sendo distinguido, em 2014, com a sua primeira Estrela Michelin.

No início de 2020, abriu o seu “Checkin-Faro by Leonel Pereira” e, no final desse mesmo ano, foi reconhecido com um ” Bib Gourmand” pelo Guia Michelin.

 



 

Comentários

pub