Lagoa debate o seu Património Religioso, Arquitetónico e Artístico

No âmbito do projeto de inventário/catálogo monográfico do património

“O Património Religioso, Arquitetónico e Artístico do Município de Lagoa” é o tema da primeira das Conferências Casa da Cidadania, marcada para a Biblioteca Municipal de Lagoa, no sábado, 7 de Maio, às 16h00.

Segundo a Câmara de Lagoa, «no âmbito do projeto de inventário/catálogo monográfico do património e memória político-administrativa do município, encontra-se em curso o inventário do património histórico, arquitetónico e artístico deste território».

Este inventário/catálogo, «sustentado por trabalho de terreno e criteriosa crítica de fontes e bibliografia, abrange todo o património religioso e tem também por objetivo a disseminação do conhecimento sobre esta área patrimonial».

A conferência pretende divulgar a metodologia de trabalho, sustentada na gestão da informação, e partilhar alguns dos dados ainda em construção.

«Este trabalho incide não apenas no património nobre, como é o caso, por exemplo, da Igreja Matriz de Estômbar, mas também no considerado pequeno património, como é caso dos Passos da Paixão de Cristo da cidade de Lagoa», acrescenta a autarquia.

A conferência será dinamizada por Bárbara Santos, que é mestranda em História e Patrimónios, com especialização em História da Arte, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e licenciada (2020) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É prestadora de serviços no Município de Lagoa, como técnica na área de História da Arte, estando integrada no projeto da Casa da Cidadania de Lagoa. Entre 2020 e 2021, realizou nesta Câmara o seu Estágio PEPAL.

 

 



Comentários

pub