Já visitou a Sagres ou o Navio Patrulha Oceânico Sines? Pode fazê-lo até amanhã em Faro

Há visitas de manhã e à tarde

 

O Navio-Escola Sagres e o Navio Patrulha Oceânico Sines estão atracados no Cais Comercial de Faro. onde podem ser visitados até amanhã, domingo, dia 22.

As visitas decorrem das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

O público poderá ainda fazer um breve passeio pela ria Formosa no NRP Sagitário e NRP Hidra. Estes batismos de mar são marcados no local.

Desde 19 de Maio que estão abertas as “portas” dos navios da Marinha Portuguesa, para poderem ser visitados, tendo os seus tripulantes como guias, para explicar a história dos navios e responder às questões sobre os elementos constituintes da embarcação.

As principais atrações no navio-escola Sagres são os originais lemes, tendo inscrita a frase “A Patria Honrae que a Patria vos contempla”, as duas girobússolas, radares de navegação Sperry Marine Visionmaster FT, o sino, que é o único em que os tripulantes ainda tocam ao longo do dia, e os diversos elementos necessários para navegar.

Ao Sul Informação, o comandante contou que esta embarcação, de 1937, antes de chegar a Portugal, pertencia aos alemães, chamando-se então “Albert Leo Schlageter”. O veleiro passou para a posse dos americanos após a II Guerra Mundial, passando depois para a Marinha do Brasil, até 1962, onde o batizaram como “Guanabara. Ainda há marcas no leme da inscrição desse nome.

No Navio Patrulha Oceânico Sines, um dos mais recentes da Marinha Portuguesa, o destaque vai para as metralhadoras Browning de origem americana, podendo visitar-se os espaços interiores, bem como a ponte de comando, onde se pode encontrar o sistema ECDIS (Electronic Chart Display and Information System), diversos instrumentos meteorológicos e de controlo.

Até agora, os navios já receberam milhares de visitas, estando abertos até amanhã, inclusive.

Em outros lugares espalhados pela cidade de Faro, há ainda várias atividades proporcionadas pela Marinha. O programa completo pode ser consultado aqui.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub