Prepare-se para o calor, temperaturas vão subir

Estado do tempo será condicionado por massa de ar quente

As temperaturas vão subir a partir desta quinta-feira, 19 de Maio, e até sábado, 21, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o estado do tempo nos próximos dias será condicionado por «uma massa de ar quente sobre o território continental associado a uma corrente de sul, resultando num aumento gradual de temperatura».

Além disso, «ocorrerá também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias 20 e 21, com possibilidade de redução de visibilidade», lê-se ainda no alerta dado pelo instituto.

De acordo com o IPMA, prevê-se que sábado seja o dia mais quente, podendo, «pontualmente», atingir-se valores de 35 a 38°C nas regiões dos vales do Guadiana, do Tejo e do Douro.

Para Faro, o IPMA aponta que no sábado as temperaturas possam chegar aos 28°C. Já em Beja a máxima será de 33°C.

No domingo, 22, «prevê-se uma descida significativa da temperatura máxima, associada a um fluxo do quadrante oeste».

O alerta lançado pelo IPMA vigora assim entre esta quinta-feira e as 23h40 de sábado. «Neste período, o perigo de incêndio irá aumentar gradualmente até dia 22 de Maio, apresentando os valores mais elevados no interior Norte e Centro e no Algarve», frisa ainda o instituto.

 



Comentários

pub