Impacto dos 13 anos da Via Algarviana é tema de debate em Loulé

Sessão é promovida pela Almargem

A Via Algarviana faz 13 anos amanhã, domingo, 29 de Maio, e a Associação Almargem vai festejar a ocasião no dia 2 de Junho, às 9h30, com uma sessão que vai juntar entidades e municípios parceiros desta Grande Rota, a decorrer na Sala da Assembleia Municipal de Loulé.

A iniciativa “13 anos de Via Algarviana: o que mudou nos territórios de baixa densidade?” inclui «um balanço das ações que têm estado a ser desenvolvidas pela equipa de gestão da Via Algarviana e uma antevisão dos novos materiais de divulgação desta Grande Rota junto do público nacional e internacional», segundo a Almargem.

Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana, vai apresentar as ações em curso no âmbito das candidaturas “Revitalizar Monchique, o turismo como catalisador” (financiada pelo Turismo de Portugal) e “Via Algarviana: Pelos Caminhos do Património” (integrada na Operação – 10.2.1.6 – Renovação de aldeias, financiada pelo PDR2020).

«Estas candidaturas incluem, entre outras ações, a implementação de novas rotas pedestres, que irão integrar os mais de 800 quilómetros totais de percursos já existentes no território Via Algarviana, e campanhas de divulgação e promoção», diz a associação.

 

 

A sessão prossegue com a apresentação dos novos materiais promocionais, desenvolvidos dentro da candidatura “Via Algarviana – (Des)envolvendo o Interior do Algarve”, no âmbito do programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, financiado pelo Turismo de Portugal.

Estes materiais vêm dotar a Via Algarviana «de um conjunto precioso de ferramentas de divulgação e trazem aos utilizadores desta Grande Rota novos recursos para explorarem ainda mais o património natural e cultural da região. A forte aposta nos mercados internacionais, cada vez mais presentes, levou à criação de materiais em seis idiomas».

Às 11h45 tem início a mesa-redonda, moderada pela jornalista Elisabete Rodrigues, do Sul Informação, e que conta com as intervenções de representantes das entidades e municípios parceiros. O impacto da Via Algarviana e as mudanças ocorridas nos territórios de baixa densidade do Algarve desde a criação desta grande rota são o tema de debate.

A GR13 – Via Algarviana percorre maioritariamente territórios de baixa densidade e a sua missão «passa também pela promoção do património natural e cultural do interior algarvio, favorecendo a dinamização de pequenos negócios».

A sessão encerra com um momento de celebração, em que será feito um brinde e cortado o bolo de aniversário.

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, d’A Ti Marquinhas, do Portal dos Queijos e da Quinta do Freixo.

 



Comentários

pub