Há um “Tubarão Max” a ajudar investigadores a conhecer melhor o oceano

Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do CIMA das UAlg ganhou um nome oficial

“Tubarão Max” é o novo nome oficial do Veículo Subaquático Autónomo (AUV) do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, responsável pela recolha de informações periódicas sobre o oceano, que está ao serviço desde o início de 2019.

O nome foi escolhido pelos alunos Escola Básica da Lejana (Faro), que foram desafiados a batizar o veículo por João Janeiro e Lara Mills, investigadores do CIMA, no âmbito dos projetos CIU3A, NAUTILOS e AEROS.

Segundo os investigadores, «a nova geração de oceanógrafos adorou o desafio e depois de uma breve palestra sobre o que é ser oceanógrafo e a necessidade de entender melhor o oceano, alguns nomes interessantes começaram a surgir das suas mentes criativas. No final, Tubarão Max foi o nome mais votado pela classe».

O CIMA, em cooperação com a Marinha, está a utilizar a tecnologia AUV «para recolher de forma periódica informações valiosas sobre o oceano, que serão utilizadas para melhor compreender a dinâmica oceânica regional, desenvolver previsões mais precisas para apoiar a economia azul e a segurança marítima da região e avaliar tendências climáticas», segundo a UAlg.

 

 



Comentários

pub