Governo prolonga situação de alerta até 31 de Maio

Mantêm-se as medidas ainda em vigor

O Governo prolongou a situação de alerta devido à pandemia de covid-19 até 31 de Maio, mantendo-se as medidas atualmente em vigor, anunciou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência.

Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje, anunciou ter sido prorrogada «declaração da situação de alerta em todo o território nacional continental, até às 23h59 do dia 31 de Maio, mantendo-se inalteradas as medidas atualmente em vigor»

A situação de alerta, nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes, terminava hoje às 23h59.

Na mesma conferência de imprensa, a ministra da Saúde admitiu haver «um aumento de transmissão» da Covid-19, nomeadamente da «linhagem Omicron, que não é mais gravosa, mas é mais transmissível».

Marta Temido acrescentou que a prevalência da linhagem da Omicron está atualmente nos 20%, mas sublinhou o «decréscimo da mortalidade» por Covid-19, o que justifica o reduzido número de restrições em vigor.

Há poucas semanas, o Governo decidiu acabar com a comparticipação dos testes para a Covid-19 e, mesmo perante um aumento de casos, a ministra da Saúde defendeu que a «situação epidemiológica é distinta», tendo as pessoas «meios [de testagem] distintos».

Segundo a governante, a comparticipação «deixou de ter cabimento», uma vez que também deixou de haver medidas que obrigavam fazer testes para aceder a determinados espaços. Além disso, Marta Temido disse que «há alternativas com igual eficácia e validade» aos testes das farmácias.

 

 



Comentários

pub