Festival de Caminhadas de Monchique tem inscrições abertas até dia 3

Caminhadas para todos os gostos e vários graus de preparação, nos dias 10, 11 e 12 de Junho

«Pelos caminhos da água» é o mote do 2º Festival de Caminhadas de Monchique, que vai decorrer no fim de semana prolongado de 10 a 12 de Junho, com atividades para todo o tipo de caminhantes e várias idades.

Uma caminhada de 8 quilómetros pelos «Caminhos de Outrora», outra pelo Percurso das Cascatas (PR5 MCQ), de 12 quilómetros (versão curta) ou 17 km (longo), o Caminho das Caldas à Picota (PR2 MCQ), com 18 km, o trilho dos Moinhos (PR4), com 9,6 km, um percurso pedestre em Marmelete (PR6), com 8,4 km, uma caminhada pelo Cerro do Castelo de Alferce (9 km), outra pela Rota da Adelfeira, Relíquia da Laurissilva Continental (8 km), um Trilho da Fóia de 6,8 km, mas percorrido à noite, são algumas das sugestões do programa, que pode consultar clicando aqui.

De uma coisa pode estar certo: porque se trata de um festival na serra, não há caminhadas fáceis, o mínimo são as de grau “moderado”. Subir e descer as ruas ou veredas de Monchique tem que se lhe diga, mas é sempre um prazer.

Haverá também iniciativas a pensar nos mais novos e na sua família, como o Contador de histórias, a Ciência no Jardim animada pelo Centro Ciência Viva de Lagos, o Peddy-Paper “Explorar a Água à nossa volta”, ou mesmo, a fechar o primeiro dia, uma Observação Astronómica, também dinamizada pelo CCV Lagos, que promete «a lua no seu esplendor, as constelações e as suas histórias, o céu e os seus mistérios. De olhos postos no céu vamos explorar cada astro visivel». Será das 21h00 à meia noite, no Miradouro de S. Sebastião (junto ao Posto de Turismo).

 

Se quer mesmo participar, o melhor é despachar-se a fazer as inscrições, até porque o processo não é fácil, como se pode constatar aqui, e o prazo termina já no próximo dia 3 de Junho.

Alguns dos passeios são pagos (embora com preços de festival) e as inscrições devem ser feitas diretamente com as empresas de turismo de natureza que os promovem e guiam. As inscrições para as atividades gratuitas são feitas para o email [email protected].

O Festival de Caminhadas de Monchique é um evento integrado no calendário anual do AWS – Algarve Walking Season, um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve, e no Projeto “Revitalizar Monchique – Turismo como catalisador“, financiado pelo Turismo de Portugal.

O Festival, promovido pela Câmara de Monchique, tem como co-promotores a Região de Turismo do Algarve, a Associação Turismo do Algarve e a Associação Almargem.

 

 

 



Comentários

pub