Festa dos Tabuleiros Floridos regressa à aldeia de Parises

São Brás celebra este fim de semana a aparição de Fátima aos pastorinhos com muitas atividades e tradições

A tradicional Festa dos Tabuleiros Floridos está de regresso, nos dias 14 e 15 de Maio, à aldeia de Parises, com um programa recheado de propostas para toda a família, integrado na rota das “Aldeias de Portugal”.

A aldeia de Parises, situada em São Brás de Alportel, no coração da Serra do Caldeirão, celebra este fim de semana a aparição de Nossa Senhora, em Fátima, aos pastorinhos.

Nesta edição, o programa tem início no sábado, com três opções para subir até à Capela de Parises, com o seu altar de cortiça: a peregrinação promovida pelo Agrupamento de Escuteiros, com início pelas 9h00, dirigida a famílias com crianças com mais de 10 anos e duas caminhadas com partida pelas 15h00.

A caminhada por trilhos da ligação à Via Algarviana, promovida pela São Brás a Caminhar, é de dificuldade elevada e a Caminhada pela Estrada Nacional, que tem viatura de apoio e transporte de regresso, é promovida pela Câmara Municipal. O ponto de partida é sempre o Adro da Igreja Matriz.

Na manhã de sábado, às 10h30, o Centro de Convívio de Parises convida crianças e famílias para a oficina “Vamos fazer pãozinho quente”, numa colaboração da Associação “Os Amigos da Serra”.

À tarde, às 16h00, os mais pequenos podem ouvir “A Serra a zumbir – o mundo do mel e das abelhas, o tema da oficina que o Centro de Convívio de Parises acolhe, numa iniciativa do Serviço de Educação Ambiental da autarquia.

A Procissão das Velas no Adro da Capela de Parises tem início às 21h30 e encerra o primeiro dia da festa.

 

Festa em preparação

O domingo, 15 de Maio, Dia da Família, começa com um passeio pelos campos da aldeia, que tem início às 10h00, no Centro de Convívio de Parises. Depois de colher as flores, prepara-se os tabuleiros floridos, sendo uma missão muito especial para dar uma nova vida a esta antiga tradição, pelas mãos dos mais jovens, dinamizada pelo Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia”.

No Parque da Serra, regressa, a partir das 10h00, o Mercadinho na Aldeia, com artesanato, produtos locais, comida e petiscos.

A eucaristia em honra da Nossa Senhora de Fátima realiza-se na Capela de Parises, às 15h30. Em seguida, haverá um baile animado por David Brito, com atuação do Grupo Folclórico da Velha Guarda e o desfile “As províncias de Portugal” pelo Grupo da Amizade.

As inscrições para todas as atividades devem ser encaminhadas para o Gabinete do Munícipe, através dos contactos 289 840 019  ou [email protected].

Esta edição especial da Festa dos Tabuleiros Floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima é organizada, em parceria, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Paróquia e Agrupamento de Escuteiros 1330, com o apoio da Associação In Loco,  Associação “Os Amigos da Serra de São Brás”, Grupo “São Brás a Caminhar”, Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e Grupo de Amigos da Aldeia – Comunidade de Parises.

 

 



Comentários

pub