Festa do Cinema Italiano estreia-se em Lagos

Programa decorre de 25 a 28 de Maio

Este ano, a Festa do Cinema Italiano estreia-se em Lagos, de 25 a 28 de Maio, com conversas e sessões infantis na sua Biblioteca Municipal. 

O programa começa na quarta-feira, 25 de Maio, com o filme L’arminuta, de Giuseppe Bonito, que descreve as vivências tragicómicas de um casal que tenta sobreviver ao seu quotidiano – entre fraldas e amigos em crise.

A 26 de Maio é exibido o filme Uma Livraria em Paris, de Sergio Castellitto, uma comédia romântica inspirada num argumento nunca filmado de Ettore Scola, e o mais recente filme do ator e realizador Sergio Castellitto, depois de Fortunata.

Na sexta-feira, 27, vai para o ar E noi come stronzi rimanemmo a guardare, de Pif, uma comédia com olhar crítico sobre o excesso de poder dado à tecnologia e aos algoritmos informáticos que marcam cada vez mais o ritmo da nossa vida.  

Sábado, 28, começa com a sessão infantil O Pequeno Mundo de Leo, de Giulio Gianini, dedicada ao público infantil com filmes de Giulio Gianini. À tarde, é exibido o clássico Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolin, um retrato neorrealista de martírio maternal que marca uma transição na filmografia inicial do subversivo Pasolini com a italiana Anna Maganani. Seguidamente, haverá um encontro com leituras em torno da obra do autor, realizador e intelectual Pier Paolo Pasolini. 

A edição encerra-se com a comédia italiana Come un gatto in tangenziale – Ritorno a Coccia di Morto, de Riccardo Milani, que convida a refletir sobre as grandes questões socioculturais.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso com o apoio da Câmara Municipal de Lagos e da Biblioteca Municipal de Lagos, sendo que todos os filmes serão legendados em português.

Tendo em conta que o espaço é limitado, se quiser fazer parte desta celebração, deve-se inscrever através do email [email protected] ou do telefone 282 767 816.

 



Comentários

pub