Festa da Espiga de Salir regressa em grande com várias atividades

Programa decorre durante três dias

A Festa da Espiga, que se celebra na Quinta-Feira de Ascensão, 26 de Maio, está de volta em grande a Salir, interior do concelho de Loulé, depois de dois anos em que se realizou num formato adaptado devido à pandemia. 

Na manhã do dia 26 arrancam as atividades com um Passeio de BTT e Passeio Pedestre “Trilhos da Espiga”. Às 13h00, abrem as tasquinhas com manjares e petiscos serranos e as exposições de produtos regionais.

Contudo, o momento mais aguardado da festa está agendado para as 16h00, com o desfile etnográfico onde os carros em representação das diferentes localidades e das suas principais atividades agrícolas e artesanais são o foco de atenção dos visitantes.

O fabrico do pão, a apanha do medronho e destilação, a apicultura e extração de cortiça, o varejo do figo, amêndoa e alfarroba, o artesanato de linho, lã, palma ou esparto são algumas das atividades que aqui serão recriadas.

Ao mesmo tempo, pela voz de poetas populares, são declamados poemas feitos de improviso, com mensagens dirigidas aos responsáveis municipais, em jeito de pedido para determinadas intervenções na freguesia. «Uma tradição que, ano após ano, é imagem de marca desta festa», refere a autarquia de Loulé.

A noite da “Quinta-Feira da Espiga” contará  com o baile, seguido de um concerto do carismático cantor popular Quim Barreiros, a partir das 23h00.

A festa continua na sexta-feira com uma tarde dedicada aos seniores que, numa ação conjunta com as instituições de solidariedade social e dos lares, têm aqui um momento de convívio. Já a noite é dedicada aos jovens com três concertos: MGDRV (22h00), HMB (23h30) e Christian F (01h00).

No sábado, último dia do programa, as crianças são convidadas a participar na “Festa das Espiguinhas”.

Neste dia, realiza-se novamente o desfile etnográfico, a partir das 19h30, para quem não teve a oportunidade de assistir na quinta-feira.

Para o encerramento estão previstos três momentos musicais, com os concertos do grupo De Moda em Moda (22h00), Iris (23h30) e DJ Rodriguez (1h00).

Todos os espetáculos da Festa da Espiga são de entrada livre.

Este evento teve a sua primeira edição a 23 de maio de 1968, promovida pelo então presidente da Junta de Freguesia, José Viegas Gregório, uma das figuras mais emblemáticas da região.

 



Comentários

pub