Faro, Olhão e Lagos também vão criar uma “Corrente do Oceano”

Iniciativa assinala o Dia Escola Azul, a 19 de Maio, e conta com escolas de todo o país

As escolas de Faro, Olhão e Lagos também vão criar uma “Corrente do Oceano”, no dia 19 de Maio, às 11h30, para assinalar o Dia Escola Azul. 

Esta é uma iniciativa que mobiliza centenas de escolas e que «visa consciencializar para a importância do Oceano, através da criação de vários cordões humanos que juntam a comunidade escolar, a comunidade local, municípios e entidades ligadas ao mar».

De acordo com a Escola Azul, este é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que lançou às 321 Escolas Azuis espalhadas pelo país o «desafio de darem as mãos pelo Oceano e organizarem cordões humanos junto ao mar ou a um local simbólico da comunidade».

No dia 19 de Maio, o momento simbólico vai assim unir milhares de pessoas e pretende «mostrar como as gerações mais jovens estão unidas e mobilizadas para a necessidade de proteger o Oceano», mensagem que acontece num ano em que se  realiza a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, no final de Junho, em Lisboa.

Além da mensagem pelo Oceano, o momento servirá ainda para que muitas escolas deixem um apelo pela paz, tendo em conta o cenário de guerra que se vive atualmente na Ucrânia.

«Muitos destes cordões humanos estão a ser preparados com o apoio de municípios e vão envolver muito mais do que as comunidades escolares, prevendo-se, nalguns casos, a participação de mais de 1000 pessoas numa única corrente», refere a Escola Azul em comunicado.

Em Faro, vão participar as Escolas Azuis do município, Estação Náutica de Faro, Marinha, Junta de Freguesia do Montenegro num total de 1602 alunos.

Em Olhão, o encontro acontece no Jardim dos Pescadores, onde são esperados perto de 1000 participantes.

Por fim, em Lagos, o cordão humano (com cerca de 600 participantes) será feito na Avenida dos Descobrimentos e conta com a participação de alunos de Escolas Azuis do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo, e de toda a comunidade escolar.

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que envolve escolas que trabalham em temas ligados ao mar numa comunidade de Literacia do Oceano que reúne professores, alunos, municípios e entidades parceiras.

«Através de iniciativas como a “Corrente do Oceano”, a Escola Azul pretende levar as questões do Oceano para fora das salas de aula, incentivando os jovens para uma postura de cidadania ativa e participativa», remata a Escola Azul em Comunicado.

 



Comentários

pub