Farnáutica volta a trazer a Economia do Mar à Baixa de Faro

A partir de quinta-feira

Imagem de Arquivo

A Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica de Faro volta ao Jardim Manuel Bivar, na Baixa de Faro, já a partir de quinta-feira, dia 5, e até domingo, dia 8, depois de dois anos de interregno devido à pandemia.

Durante quatro dias, para além de embarcações de recreio e material náutico, cerca de duas dezenas de instituições e empresas ligadas ao setor do mar vão dar-se a conhecer.

E, uma vez que falar em mar, no Algarve, é falar do que ele nos dá, «não faltará uma tenda de gastronomia com tasquinhas que vão servir almoços, lanches e jantares, essencialmente com pratos e petiscos relacionados com peixes e mariscos, como lingueirão, chocos, ostras, amêijoas, conquilhas, sapateiras, xarém e camarões grelhados e fritos», segundo a União de Freguesias de Faro, que organiza o evento.

Esta mostra, que vai para a sua 6ª edição, tem o objetivo de promover as atividades relacionadas com o mundo da náutica e com o setor do mar.

«Pretende-se assim, reforçar a vocação e a relação da cidade de Faro com o litoral, com o mar e com a ria formosa vincando a sua história, a sua cultura e a sua identidade em que o mar tem um papel de crucial importância», acrescenta a organização.

A entrada é gratuita e o horário de funcionamento da feira será entre as 11h00 e as 23h00.

Na tarde de quinta-feira, o auditório do Hotel 3HB acolhe a conferência “MAR: Transformar o potencial em valor”, que juntará especialistas, académicos e empresários do setor.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia no site da União das Freguesias de Faro, onde também se pode consultar o programa completo da feira.

Paralelamente a esta mostra, a União das Freguesias de Faro vai realizar, em parceria com o Sport Faro e Benfica, o primeiro torneio de canoagem K1 da cidade, com cerca de uma centena de atletas.

A prova decorrerá nas águas da Ria Formosa, em frente às portas do mar, no dia 7 de Maio. Para o dia 8 está agendado um passeio de kayak.

Durante todo o certame, no recinto da mostra haverá diversas conferências, atividades e exposições promovidas pelo Centro de Ciência Viva, CIMA, CCMAR, Docapesca e Associação Bandeira Azul da Europa.

 

 



Comentários

pub