Estrelas internacionais da Ginástica Rítmica disputam Taça do Mundo em Portimão

Taça do Mundo de Ginástica Rítmica começou hoje

187 atletas de 25 países vão disputar a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica a partir de hoje, dia 27,  até domingo, 29 de Maio, no Portimão Arena.

Esta será a segunda etapa do circuito da Taça do Mundo e contará com competição entre conjuntos e entre ginastas individuais.

A competição arrancou às 11h00 desta sexta-feira, com os exercícios de arco e bola, seguindo-se às 18h30, nos conjuntos, as competições de cinco bolas.

Amanhã, a competição de maças e fita começa às 11h00, enquanto às 18h15 acontece a competição de três fitas e duas bolas, abrindo o derradeiro dia, 29 de Maio, com arcos e bola, Às 15h00, intercalando a vertente individual com os grupos.

As cerimónias protocolares estão agendadas para as 16h58, a que se seguem as competições de maças e fitas, culminando o programa com a gala e cerimónia de encerramento, por volta das 19h35.

 

 

Numa conferência de imprensa que teve lugar ontem, dia 26, Andreia Sanches , diretora técnica da Federação Portuguesa de Ginástica (FPG), destacou, entre o contingente estrangeiro, a presença da japonesa Kita Sumire, finalista nas últimas Olimpíadas, assim como da húngara Fanni Pigniczki e da norte-americana Evita Griskenas, todas elas presentes em Tóquio. Já nos conjuntos, a responsável apontou favoritismo ao México, ao Brasil e à Finlândia.

Sobre a seleção portuguesa, composta por Margarida Ferreira, Felícia Oprea, Bruna Simões, Clara Melo, Beatriz Freitas e Clara Paiva, a diretora técnica assumiu que «as condições existentes ainda não são as ideais para competirmos em pé de igualdade, sendo esta uma ótima oportunidade para que as meninas adquiram alguma experiência, na sequência da aposta que estamos a fazer nos conjuntos, desde o início deste ano».

Por sua vez, Catarina Leandro, a vice-presidente da FPG, salientou a parceria com a autarquia, «que proporciona uma impressão muito positiva junto das delegações participantes ao longo dos anos, as quais não se cansam de elogiar as condições aqui existentes e a afetividade que caracteriza Portimão, onde todos nos sentimos parte de uma grande família».

«Por todos estes motivos, e porque se trata de um evento com nível competitivo, a prova algarvia da Taça do Mundo prestigia bastante Portimão, a nossa federação e o país», concluiu.

 

 

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, sublinhou que, «após o projeto da Cidade Europeia do Desporto 2019, continuámos a investir fortemente nesta área, por a considerarmos essencial, seja para os nossos concidadãos, seja para levarmos o nome de Portimão ao mundo, através da realização de provas ao mais alto nível».

A autarca realçou o facto de existirem atualmente no concelho três clubes a praticar ginástica rítmica, um em cada freguesia, num total próximo das três centenas de atletas.

«Para além da promoção de inúmeras modalidades, sejam na terra, no mar ou no ar, a nossa aposta incide também na criação e valorização contínua dos equipamentos desportivos municipais, de que será exemplo a inauguração no Portimão Arena da iluminação LED por ocasião da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, e que representa um investimento camarário na ordem dos 170 mil euros», acrescentou Isilda Gomes.

A prova local da Taça do Mundo de Ginástica Rítmica tem organização conjunta da Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão.

 

 



Comentários

pub