Dia da Criança celebrado no Algarve e Alentejo com música, jogos e pinturas faciais

Atividades lúdicas e educativas não vão faltar em vários Municípios

O Dia de todas as Crianças está prestes a chegar e, para assinalar o momento, são vários os municípios e entidades de todo o Sul que estão a organizar atividades para os mais novos.

No Algarve e no Alentejo, há concelhos onde as comemorações já começaram e outros onde as atividades estão reservadas para 1 de Junho.

 

Albufeira 

Em Albufeira, sob o mote “Vale Encantado”, o Dia da Criança celebra-se a partir de hoje, 30 de Maio, até 4 de Junho, no Parque do Ribeiro e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, com entrada gratuita sujeita a inscrições.

Até 3 de Junho, entre as 9h00 e as 16h00, as crianças poderão usufruir de várias diversões gratuitas no Parque Ribeiro. Contudo, as atividades não são só para os mais novos.

A pensar também nos seus responsáveis, há o “Espaço Família”, do qual os adultos podem usufruir das 17h00 às 20h00. Este será um espaço que irá apresentar  performances de dança e artes circenses para que pais e filhos se possam divertir juntos.

Hoje, 30 de Maio, às 17h00, será apresentada a “Dança pela Paz” do Projeto “Ser”. No dia 31, às 18h00, os encarregados de educação podem assistir ao espetáculo “Heróis das Emoções e Artes Circenses – IEFP”.

O dia 1 de Junho, às 17h00, terá lugar a construção de ninhos pela VitaNativa, seguida de uma aula de FitMove com Cátia Estrelo,  às 18h00.

Já a 2, às 18h45, acontece uma aula de zumba com a instrutora Martina e, no dia 3, às 19h30, haverá a apresentação do grupo de dança SOUL.

Por fim, a 4 de Junho, o programa vai-se estender das 10h00 às 20h00, com o musical “Vaiana” e com um espetáculo de dança pela LUEL. Ainda no Parque do Ribeiro, também será disponibilizado o “Trocólivro”, uma feira de trocas de livros infantis usados, juntamente com o Atelier “Mesa dos Sabores”, de dieta mediterrânica.

Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, as atividades vão decorrer de 1 a 4 de Junho, e contam com leituras animadas ou teatro laboratório de marionetas com Alexandra Tavares e Fátima Mártires, “Pinto, Pingas e Companhia”.

Para assistir a este espetáculo, é necessária inscrição, através do email [email protected].

 

Domes Lake Algarve 

O Domes Lake Algarve, resort de luxo localizado em Vilamoura, está também a organizar atividades para os mais novos.

Atelier de artesanato, modelagem de balões e corrida de estafetas juntam-se à festa que conta também com pipocas, um castelo insuflável e pinturas faciais.

Para este dia, o Domes Lake Algarve tem disponível o pacote Aventura Junior (130 euros), com serviços vocacionados para as famílias com crianças e adolescentes. Este pacote inclui um bilhete para toda a família no parque aquático Zoomarine ou Aquashow e uma box de lanche para um piquenique.

Além disso, a 1 de Junho, o hotel oferece ainda um cocktail de assinatura a crianças e adultos no bar Apricus ou Raw Gastro e atividades lúdicas no clube infantil KiEPOS.

 

Faro

A «Alice no País das Maravilhas» vai estar no Teatro das Figuras, em Faro, para celebrar o Dia da Criança, a 1 de Junho.

A peça terá sessões escolares, agendadas para as 9h30 e 11h30, e uma sessão geral, às 19h00.

O espetáculo tem a duração de 60 minutos e custa 10 euros (com -50% desconto para crianças até aos 12 anos). As sessões escolares custam 5 euros.

 

Lagos  

Lagos vai celebrar os Direitos das Crianças a 1 de Junho. Nesse dia, a autarquia irá proporcionar aos alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo um dia animado, através da instalação de insufláveis em cada uma das escolas, «uma forma de aliar diversão e promoção das atividades no exterior que tanta falta fazem ao bem-estar infantil».

Além disso, será também oferecido, a cada uma das bibliotecas escolares das escolas públicas, privadas e solidárias com pré-escolar e 1.º ciclo, o livro pop-up “Nós as crianças…Temos direitos”: um projeto desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Crianças e Associação de Profissionais de Educação de Infância que visa ensinar, de forma dinâmica e lúdica, sobre cada um dos direitos civis e liberdades contemplados na Convenção sobre os Direitos da Criança (Nações Unidas).

Nesse mesmo dia, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João irá promover, no campo de futebol de Bensafrim, uma atividade com aula de zumba, distribuição de gelados e uma iniciativa integrada na campanha Laço Azul.

No domingo, 5 de Junho, entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00, os mais pequenos são convidados a rumar ao Parque da Cidade onde estarão insufláveis, um colorido comboio-lagarta e outras surpresas – uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lagos e Junta de Freguesia de S. Gonçalo.

Edificio Câmara Municipal de Lagos

 

Quarteira

Em Quarteira, a Junta de Freguesia preparou várias animações e atividades para os mais pequenos, na Rua Vasco da Gama, entre as 16h00 e as 19h00, para celebrar o Dia da Criança.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todas as crianças.

Esta iniciativa é uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de  Loulé.

 

Tavira 

 “Aqui há História” é a proposta da Associação Cultural e Artística de Tavira (ACAT) para comemorar, na próxima quarta-feira, 1 de Junho, o Dia da Criança.

Esta iniciativa acontecerá às 10h30, no Jardim da Água.

O espetáculo será conduzido por Inês Zarco, contadora de histórias e psicóloga clínica, acompanhada pela jovem convidada Margarida Madeira, possibilitando uma experiência sensorial única, onde as crianças poderão também tocar diversos instrumentos musicais.

A entrada é livre.

Vila Real de Santo António

Para comemorar o Dia Mundial do Brincar, 28 de Maio, e o Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, a Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António irá realizar o Dia das Criancices, a 5 de Junho.

No espaço exterior do estádio Municipal de Vila Real de Santo António, perto da zona do parque infantil, entre as 10h00 e as 13h00, haverá animação (a cargo da equipa da companhia de teatro Fechópano), jogos tradicionais, pinturas faciais, entre outras atividades.

Crianças e os seus familiares estão convidados a participar.

 

Beja 

A pensar nas crianças, Beja, em parceria com outras instituições, oferece várias atividades dirigidas à comunidade educativa e famílias.

O Centro UNESCO  inaugura a exposição “Caderno das Modas” (que se encontra aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00, e aos sábados, entre as 15h00 e as 20h00), uma mostra com ilustrações criadas pelos alunos.

Também o Teatro Municipal Pax Julia recebe, às 11h00, o espetáculo musical “Mais Alto!” dirigido ao 1º e 2º ciclos.

Entre as 9h30 e as 12h00 e as 17h00 e 19h00, o Jardim Público de Beja será o epicentro destas comemorações com oficinas, jogos tradicionais, artes plásticas, ioga, robótica, pinturas faciais, manipulação de balões, artes performativas, leituras partilhada e biblioteca andarilha, circuitos desportivos, desportos radicais, fantoches, marionetas, experiências e ciência.

As inscrições para quem pretender assistir ao espetáculo musical “Mais Alto!” no Teatro Pax Julia são  obrigatórias e deverão ser enviadas para o e-mail [email protected].

 

Albernoa e Trindade

A 1 de Junho, às 18h00, a União de Freguesias de Albernoa e Trindade e a Câmara Municipal de Beja, em parceria com Francisco Janeiro, inauguram o Pião, o primeiro espaço museológico da aldeia de Trindade.

Este é um lugar que pretende «evocar os sorrisos e a leveza da infância a partir da coleção particular de brinquedos de Francisco Janeiro, um trindadense, que nasceu e brincou na Trindade para mais tarde correr mundo», refere a Câmara Municipal de Beja.

De acordo com a autarquia, este núcleo pretende ser um local de visita na aldeia que recorda os brinquedos antigos. Além de estar aberto a visitantes de Beja, de outras aldeias, e de paragens mais distantes que visitam a região, o Pião terá uma relação próxima com as escolas da freguesia, convidando-as frequentemente à visita.

O espaço museológico fica num edificado dos serviços administrativos da União de Freguesias de Albernoa e Trindade e será visitável todas as manhãs dos dias úteis.

 

Grândola

Em Grândola, a Festa da Criança decorre entre as 16h00 e as 19h00 no Jardim 1º de Maio. Para assinalar o dia, haverá insufláveis, música com  DJ e efeitos especiais de palco, animadores, pinturas faciais, exposição de Tsurus, e ofertas para os mais pequenos.

Além disso, o Município organizou ainda diversos ateliers a nível cultural e desportivo, promovidos por vários serviços do Município e pelo movimento associativo.

Os ateliês são desenvolvidos por técnicos da Biblioteca e Arquivo Municipal, Património e Museu Municipal, projeto Em Raizes’artes, Desporto, Juventude, Educação e CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e pelas entidades do movimento associativo AISGRA – Creche Era uma Vez, Ludoteca, Box Gandolativa, CAB – Clube Amigos do Basquete, Clube Recreativo o Grandolense e Associação Pais em Rede.

 

Montemor-o-Novo

Alteliers, feira do livro, espetáculos e discoteca são algumas nas iniciativas preparadas pelo Município de Montemor-o-novo para o Dia da Criança. 

As atividades decorrem no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, a partir das 16h00.

Moura

No dias 1 e 4 de Junho, a Câmara Municipal de Moura vai assinalar o Dia da Criança. No dia 1, entre as 9h00 e as 13h00, há jogos insufláveis.

Também às 9h00, junto ao Cine-Teatro Caridade, será inaugurada a exposição “Laços Azuis 2022 MPMTI”, da CPCJ de Moura.

Às 9h30, na Galeria do Espírito Santo, estará patente a exposição “A Arte de Saber Fazer Arte”, elaborada pelos alunos das turmas de 3.º e 4.ºanos do 1.o CEB, dos Agrupamentos de Escolas de Moura e Amareleja, no âmbito do projeto educativo da Ludoteca Municipal.

Às 10h30, na Praça Sacadura Cabral, decorre ainda o espetáculo musical “Casa dos Doces”. No mesmo dia, em Amareleja, entre as 10h00 e as 12h00, os polos da Biblioteca e da Ludoteca, apresentam a Hora do Conto para a Creche Bem Me Quer.

Já a 4 de Junho, às 10h30, haverá Ioga para pais e filhos, dirigida a  crianças maiores de 7 anos, e, à noite, às 22h00, observação astronómica, para maiores de 6 anos.

Quem quiser participar nestas duas iniciativas deve fazer a inscrição, até 2 de Junho, para o email [email protected], indicando o nome, idade e contacto.

 

São Teotónio (Odemira) 

No próximo domingo, 5 de Junho, entre as 15h00 e as 18h00, no Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio, todas as crianças do concelho de Odemira são convidadas para uma tarde de festa, com entradas gratuitas.

Haverá um momento musical com a atuação do Grupo Coral Infantil de Odemira “Cá Se Canta”,  oficinas de artesanato, jogos tradicionais, artes circenses, pinturas faciais, oficinas de capoeira, insufláveis e ainda um workshop de lanches saudáveis no âmbito do projeto “Em Odemira o Chefe Sou eu!”

 

Ourique

Em Ourique, o Dia da Criança vai ser comemorado com a realização de iniciativas lúdicas e pedagógicas destinadas a todas as crianças e jovens do concelho.

Para começar, há uma atividade de consciência ambiental destinada a todas as idades. “O Fluviário vai à escola” é, segundo a autarquia, uma atividade «orientada para promover um maior conhecimento sobre as questões ambientais e sobre a diversidade de espécies fluviais, através de suportes adaptados a cada ciclo etário».

O Pré-Escolar contará ainda com a atividade “As Carpas e as suas cores”, que aborda a origens das cores dos peixes, o 1º Ciclo terá a “H2O 360º” – que fala sobre a pressão atmosférica, formação de nuvens, poluição invisível e  ciclo da água – e o 2º e 3º Ciclo falará da  “Água é Energia” – máquina de savery, gerador de energia termoelétrica, gerador de energia a vapor.

Para o ensino secundário, foi ainda criado o “Workshop Científico”, de análise científica-reprodução assistida.

Durante o dia, estará também disponível a “Galeria Sensorial” (aquário gigante) com um conjunto de modelos fidedignos de peixes sensoriais e anatómicos em tamanho real, permitindo o despertar de sensações únicas entre outras, como a textura das escamas, pele, barbatanas dos peixes.

O Município de Ourique disponibiliza ainda, ao longo do dia, um conjunto de atelieres lúdicos e pedagógicos com pinturas faciais, artes plásticas, atividades desportivas, música, contadora de histórias, entre outras, aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

O Dia da Criança, a 1 de Junho, inclui também um almoço e oferta de t-shirts, chapéus e sacos de mochila, identificadas com o logotipo do Município para se deslocarem para as atividades oferecido pela autarquia às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.

 

 

 



Comentários

pub