“De que é feita a Paz?” é o mote do Dia da Europa em Monchique

Programa das comemorações neste concelho algarvio já começou em finais de Abril e culmina no dia 10

“De que é feita a Paz? Dia da Europa 2022” é o tema do seminário que decorre a 10 de Maio no Agrupamento de Escolas de Monchique, no qual serão abordados temas importantes para a capacitação dos/as jovens, tais como os direitos humanos, políticas e oportunidades para a juventude europeia e o papel do voluntariado na sustentabilidade ambiental e social.

Esta é a forma de assinalar, este ano em Monchique, o Dia da Europa, que se comemora a 9 de Maio. O programa das comemorações neste concelho algarvio já começou em finais de Abril e culmina no dia 10.

Após a conferência, terá lugar a inauguração do percurso artístico decorrente dos ateliês criativos, tendo como ponto de partida a Escola Básica Manuel Nascimento e paragens no Largo Comendador José Joaquim Agoas, no Largo da Misericórdia e na Junta de Freguesia de Monchique, terminando na zona exterior da Sala de Estudo da Ludoteca.

À tarde, o programa é para todas as idades, incluindo demonstrações de skate, a cargo da Associação Wallride e uma ação de voluntariado ambiental com a APA-ARHAlgarve e com a Associação A Nossa Terra.

O Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, nasceu por decisão do Conselho Europeu de Milão de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

Inicialmente dirigido à comunidade escolar, o Dia da Europa é um dos símbolos da União Europeia (UE) e constitui atualmente o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.

Este ano, no Algarve. as celebrações arrancam em Faro no dia 9, com uma conferência-debate sobre Alterações Climáticas, e continuam em Monchique, no dia 10, levando a Europa à região, em parceria com as autarquias locais, comunidade educativa, organizações não governamentais de ambiente, sociedade civil e movimento associativo.

O projeto-piloto “Europa, Juventude e Arte” e o mote “De que é feita a Paz?”, são a peça central desta comemoração no território em Ano Europeu da Juventude.

Resultou de um repto lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors aos parceiros na região, designadamente o Europe Direct Algarve, a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, o Município de Monchique, o Agrupamento de Escolas de Monchique (AEM), a Universidade do Algarve, através do seu Centro de Documentação Europeia, e o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, e pretende motivar os mais jovens e a comunidade local onde se inserem para um vivo debate sobre os valores fundadores da União Europeia e, sobretudo, sobre a importância da Paz, sensibilizando para o exercício da cidadania alicerçado nos valores da liberdade, justiça e solidariedade.

Para todas as entidades envolvidas nesta parceria foi unânime que, em 2022, esta iniciativa deveria prestar uma homenagem ao povo ucraniano e à sua luta pela defesa e afirmação dos valores da democracia.

Tomou assim forma a ideia de criar um percurso artístico na vila de Monchique centrado nas artes tradicionais ucranianas, com inspiração na obra da reputada artista Maria Prymachenko.

Serão, assim, criados espaços de expressão reflexiva, artística e empreendedora, cujo objetivo é promover a reflexão e o debate sobre o papel da arte na expressão de valores para uma cidadania inclusiva e solidária.

Neste âmbito, encontram-se em curso em Monchique diversas atividades assentes no binómio conhecimento/expressão artística, com o objetivo de criar espaços de expressão criativa para que os/as jovens possam expressar os seus valores através da arte.

No dia 28 de abril, o Agrupamento de Escolas de Monchique acolheu o workshop “Expressar a Europa através da Arte e dos Valores”, dirigido aos/às alunos/as do 9.º ano, tendo sido desenvolvida junto de 38 alunos e dos seus professores uma sessão de inspiração sobre a cidadania europeia e o papel da arte na expressão dos valores da paz.

De 4 a 7 de maio, os/as jovens são novamente protagonistas de ateliês criativos subordinados ao tema “A(r)tivar a Cidadania Europeia”. Com o intuito de estimular a criação artística para a expressão de valores de cidadania, os/as jovens serão orientados pela artista Joana Bandeira Rocha para a criação de um percurso artístico na vila de Monchique, inspirado na obra da pintora ucraniana Maria Prymachenko.

No dia 10, haverá o culminar de todas estas iniciativas, com o programa acima referido.

O Dia da Europa 2022 no Algarve é uma iniciativa conjunta da CCDR Algarve, Europe Direct Algarve, Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, em parceria com AMAL, Universidade do Algarve, municípios de Faro e Monchique, Associação Vicentina, Associação Filarmónica de Faro e Grupo Coral Ossónoba.

 

 



Comentários

pub