Cerimónia Militar do Dia da Marinha levou centenas à baixa de Faro [com fotogaleria]

Celebrações do Dia da Marinha terminam este domingo, 22 de Maio

Centenas de pessoas assistiram, na manhã deste domingo, 22 de Maio, à Cerimónia Militar do Dia da Marinha, que decorreu na baixa de Faro. 

O almirante Henrique Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, bem como a ministra da Defesa Helena ​Carreiras, presidiram ao desfile e restantes cerimónias​​.

«Estamos aqui, em Faro, com o objetivo de dar a conhecer quem somos e o que fazemos, oferecendo aos habitantes a oportunidade para conhecerem os valores que caracterizam a Marinha e com os quais, estou certo, se identificam. A comemoração do Dia da Marinha deste ano é também uma oportunidade para testar e avaliar a capacidade logística da Marinha, projetando cerca de 1200 militares para um cenário distante da Base Naval, e para exercitar a operação e projeção das nossas forças», começou por referir o almirante Gouveia e Melo.

Em nome da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada agradeceu ainda ao presidente da Câmara Municipal de Faro «a forma calorosa como a autarquia acolheu a proposta» de festejar o Dia na Marinha nesta cidade. O almirante Gouveia e Melo manifestou igualmente um «profundo reconhecimento pela forma amiga como os farenses» acolheram a Marinha.

No seu discurso, a ministra Helena Carreiras disse que «num mundo tão globalizado e dinâmico, onde o comércio marítimo possui tanto peso na economia global, é fundamental garantir a utilização livre e segura do mar».

«Estamos conscientes de que a própria conjuntura internacional tem gerado um aumento significativo das solicitações para o emprego das Forças Armadas em cenários novos e diferentes, com reflexo ao nível das capacidades, da flexibilidade do seu emprego, da interoperabilidade e da prontidão operacional», acrescentou.

A governante considerou ainda que o projeto de uma Plataforma Naval Multifuncional, cujo financiamento foi aprovado em Conselhos de Ministros em 12 de Maio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), «é fundamental para apoiar a Marinha a reforçar a sua capacidade operacional».

Para a ministra da Defesa, é necessário «continuar a valorizar a condição militar e a dignificar as Forças Armadas».

Após a cerimónia militar, que decorreu junto ao Jardim Manuel Bivar, houve ainda uma demonstração de capacidades no Cais das Portas do Mar.

Este foi o fecho das celebrações do Dia da Marinha, que este ano se comemorou em Faro.

 

Fotos: Mariana Carriço| Sul Informação

 

 



Comentários

pub