CCDR/Algarve participou em Encontro Nacional URBACT III

«O debate foi intenso, antecipando uma forte adesão ao URBACT IV, o novo programa a ser lançado no próximo Verão», segundo a CCDR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve participou, no dia 20 de Abril, no 3º Encontro Nacional URBACT III que se realizou no Convento de São Francisco, em Coimbra. 

O evento contou com a participação dos parceiros URBACT portugueses das Redes de Planeamento de Ação em curso, das Redes Piloto ativas (Rede Global Goals for Cities, Mecanismo de Transferência UIA e Redes de Transferência – 2.ª vaga) e, ainda, das Redes de Transferência cujos trabalhos foram concluídos em 2021.

No total, estiveram presentes perto de 60 participantes, que incluíram ainda representantes da Direção-Geral do Território (DGT), das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (designadamente, as CCDR Norte, Centro, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo) e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidades que integram o Grupo de Ligação URBACT, sendo a CCDR Algarve representada por Aquiles Marreiros, coordenador do órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais.

Também participaram representantes do Município de Loulé (projeto Healthy Cities).

Após um balanço das atividades desenvolvidas pela rede desde o seu lançamento em 2015, os participantes partilharam em cinco grupos os impactos gerados pelo URBACT nas suas cidades e regiões, procurando responder às questões: que competências e práticas de planeamento integrado foram desenvolvidas? Que mudanças houve em termos de relações transnacionais? A participação no URBACT potenciou o acesso a novas fontes de financiamento? Que novas práticas inovadoras e/ou de governança participativa foram adotadas ao nível local? Que novos atores foram trazidos para o processo e que necessidades de capacitação manifestaram?

Nas conclusões gerais destes grupos, «foram destacadas as mudanças positivas introduzidas pelo URBACT no funcionamento dos municípios e da sua relação com os cidadãos, bem como na capacitação dos técnicos», diz a CCDR/Algarve.

Seguiu-se um debate conjunto, em que se lançou o repto “Como amplificar o URBACT?”.

Entre outras questões, procurava-se perceber como fazer chegar o URBACT a mais cidades e vilas, o que poderá motivar as cidades a participarem e o que poderá melhorar a comunicação e a disseminação.

«O debate foi intenso, antecipando uma forte adesão ao URBACT IV, o novo programa a ser lançado no próximo Verão, no âmbito do qual está prevista a abertura de uma chamada para novas Redes de Planeamento de Ação, já no Outono», conclui a CCDR/Algarve.

 



Comentários

pub