AR aprova proposta do PS para construção do Hospital Central, PSD e PCP vigilantes

A iniciativa dos socialistas foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças

O Parlamento aprovou esta terça-feira, 24 de Maio, por unanimidade, uma proposta do Governo para que se assegure, até Setembro deste ano, o procedimento de construção do Hospital Central do Algarve. O PSD garante que se vai manter «atento» ao processo e o PCP também já reagiu, dizendo que, tão importante como o avanço da obra, é o reforço do SNS na região. 

A iniciativa dos socialistas foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças.

«Até ao final do terceiro trimestre, o Governo adota as diligências necessárias que assegurem o procedimento para a construção e equipamento do novo edifício do Hospital Central do Algarve, assumindo o modelo contratual mais célere para a concretização da obra», lê-se na proposta.

O objetivo passa por conciliar o «princípio de viabilidade e sustentabilidade económica e financeira com o critério de imperiosa urgência e necessidade para a qualidade da assistência prestada à população da região».

Nesta mesma Comissão, foram rejeitadas as propostas dos outros partidos sobre o Hospital Central do Algarve, mas tanto PSD como PCP já reagiram, em notas enviadas à imprensa.

Os deputados sociais-democratas eleitos pelo Algarve congratularam-se com esta aprovação, mas também deixaram alguns recados, lembrando que o PS «tem sido perito em fazer promessas que depois não cumpre, refugiando-se nas mais variadas desculpas».

O PSD dá como exemplo «a redução das taxas de portagens na A22», e, por isso, dizem que ficarão «atentos ao evoluir do processo para garantir que, desta vez, o Hospital Central do Algarve seja uma realidade, o mais depressa possível».

Também o PCP argumenta que «as populações do Algarve já têm suficiente experiência para perceber que, em matéria de investimentos na região algarvia prometidos por sucessivos governos, é preciso ver para crer».

Quanto ao compromisso para a construção do Hospital Central, os comunistas garante que «tudo farão para que não se transforme em mais uma promessa vã, nem numa oportunidade de negócio para uns poucos que já sonham com uma nova Parceria Público Privada como aquela que se fez para a Via do Infante, com as consequências que todos sabemos».

O PCP relembra ainda que, «em matéria de saúde no Algarve, tão importante como a construção do novo Hospital Central, é o reforço dos cuidados primários de saúde, é a garantia de que todos os algarvios têm direito a médico e enfermeiro de família, é a capacidade do SNS de atrair e fixar profissionais, para garantir consultas, exames, cirurgias à população».

A construção do Hospital Central do Algarve foi, de resto, a principal bandeira da campanha do PS, na região, nas recentes Eleições Legislativas.

 



Comentários

pub