António Costa vai estar em VRSA para a abertura do «maior encontro juvenil do país»

Programa conta com concerto de Dino D´Santiago e dezenas de debates

Foto de Arquivo

O 18º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ), que vai acontecer em Vila Real de Santo António (VRSA), nos dias 4 e 5 de Junho, vai contar com a presença do primeiro-ministro António Costa, na abertura.  

A sessão de abertura acontece no sábado, dia 4, às 11h00, com debates e painéis com oradores nacionais e internacionais.

O programa do evento – que tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e que irá reunir perto de um milhar de participantes – conta ainda com um concerto de Dino D´Santiago.

No Ano Europeu da Juventude, «pretende-se que este seja um momento de reflexão e debate sobre a participação jovem do Século XXI e a Cidadania 3.0, a par das causas, prioridades e emancipação das gerações juvenis», refere o Município de VRSA, frisando que esta «será também uma oportunidade para perspetivar e planear o futuro das políticas públicas de apoio à juventude e ao associativismo em Portugal, contando com a presença de um painel diversificado de oradores – nomeadamente jornalistas, ativistas, políticos, investigadores, humoristas e artistas – que contribuirá para fomentar o debate e a partilha de ideias».

No evento estará ainda Marina Gonçalves, secretária de Estado da Habitação, José Maria Costa, secretário de Estado do Mar, Inna Ohnivets, Embaixadora da Ucrânia, e a eurodeputada Marisa Matias.

A apresentação do certame será conduzida por Fernando Alvim.

O Festival Associativo será um dos momentos altos do ENAJ, no qual a expressão artística, gastronómica e cultural, o empreendedorismo e o talento jovem estão em destaque.

O momento contará com várias performances artísticas, gastronómicas, musicais e de dança, onde se destaca o concerto de Dino D’Santiago, às 23h00, na Praça Marquês de Pombal, com entrada livre.

«É uma honra para o município receber aquele que é o maior encontro nacional de jovens e dirigentes associativos de todo o país. Durante três dias, estarão em debate alguns dos principais desafios em termos de políticas de juventude, tais  como o direito à habitação ou a solidariedade intergeracional, ao mesmo tempo que será efetuada a partilha de boas práticas entre jovens e associações juvenis», refere Álvaro Araújo, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António.

Durante os dois dias de trabalhos, que decorrerão na nave desportiva do Complexo Desportivo de VRSA, pretende-se «a celebração do associativismo juvenil e a sua contribuição para a construção de mais e melhores políticas locais, nacionais e europeias de Juventude», frisa o Município.

No Centro Cultural António Aleixo e nave desportiva, decorrerá ainda o Fórum Nacional “ATIVAR+”, um momento que antecede o ENAJ e que terá como tema central «Transformar os Objetivos da Juventude Portuguesa em Ações», sob o mote «We must take action».

 



Comentários

pub