Aniversário de Manuel Teixeira Gomes assinalado com doação de pintura

162º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes registou-se a 27 de Maio

A doação de uma pintura que pertenceu a Manuel Teixeira Gomes e a apresentação do futuro núcleo museológico a ser criado na casa onde o escritor, diplomata e antigo Presidente da República viveu, em Portimão, marcaram as comemorações do seu 162º aniversário, que se assinalou a 27 de Maio.

As comemorações arrancaram a 28 de Maio com a apresentação do programa preliminar relativo ao futuro núcleo museológico da Casa Manuel Teixeira Gomes, momento que foi antecipado pela entrega do quadro “A Adoração dos Reis Magos”.

«O doador é filho do professor Eduardo Coelho (1895-1974), que se correspondeu com Manuel Teixeira Gomes e a quem o escritor ofereceu esta pintura, já na fase final da sua vida», refere o Município de Portimão em comunicado.

Na ocasião, António Macieira Coelho leu um texto no qual falou sobre a sua história de vida, recordando as memórias que o ligam à obra e a sua relação com o universo de Teixeira Gomes.

Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, reforçou na cerimónia a importância desta doação “de valor inestimável”, bem como considerou o futuro núcleo museológico como “um projeto de grande relevância”.

«O programa preliminar da nova estrutura, apresentado por Isabel Soares, chefe da Divisão de Museus e Património da Câmara Municipal de Portimão, prevê a sua reabilitação e valorização histórica, assumindo a Casa como um “objeto museográfico” que deverá recuperar os principais e mais significativos elementos pré-existentes, bem como a recuperação do imóvel onde funcionou a loja de velharias “A Tralha”, que fazia parte da construção original, com uma leitura única da fachada», frisa a autarquia.

A programação que assinala os 162 anos do nascimento do  portimonense encerrará a partir das 18h30 do dia 3 de junho, com a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”, a cargo do professor catedrático Nuno Severiano Teixeira.

 



Comentários

pub