Andar de bicicleta entre Armação de Pêra e os Salgados vai ser “um luxo”

As obras vão custar cerca de 1 milhão de euros

As obras já em curso junto à praia dos Salgados

As obras do novo troço da Ecovia do Litoral entre Armação de Pêra e a praia dos Salgados arrancaram no mês de Abril.

A primeira fase passa pela construção de um passadiço de madeira com perto de 1.700 metros de extensão, para caminhantes e ciclistas, desde a Lagoa dos Salgados até à foz da ribeira de Alcantarilha. Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, entidade que promove a obra, revelou mesmo que haverá «uma estrutura metálica para passar por cima da ribeira».

A Ecovia do Litoral é um projeto que se desenvolve junto à costa, ligando os municípios do Algarve, para que as pessoas possam usufruir da natureza a pé ou de bicicleta.

As obras que começaram em Abril neste troço no litoral do concelho de Silves vão ter uma duração de sete meses, tendo como objetivo disciplinar a utilização dos caminhos costeiros, contribuindo, assim, para salvaguardar os ecossistemas e a biodiversidade, promover a gestão dos territórios para não haver a interferência humana e incentivar os visitantes a lá voltarem para verem a riqueza natural.

Este troço da ecovia vai ligar os concelhos de Albufeira e Lagoa, através de um passadiço que atravessará o litoral do concelho de Silves.

A iniciativa, a definição do programa funcional do projeto, a contratação externa do projeto de execução, o lançamento da obra a concurso público, a contratação da obra, a execução da empreitada e o seu modelo de financiamento, são da inteira e completa responsabilidade do Município de Silves.

O projeto é constituído por duas fases, sendo a primeira a que já arrancou.

A segunda fase vai ligar o concelho de Silves ao de Lagoa, do hotel Holiday Inn (Armação de Pêra) até ao barranco do Vale do Olival, atravessando um contexto mais urbano. Nesta fase, vai haver um melhoramento na pavimentação e na iluminação, bem como uma remodelação das infraestruturas, entre outras obras.

A primeira fase da obra vai custar 1,1 milhões.

Rosa Palma, presidente da autarquia de Silves, explicou ao Sul Informação que esta «era uma obra que há muito se ambicionava», mas que esteve parada devido a um «bloqueio» que só agora foi possível ultrapassar.

A intervenção, acrescentou a autarca, vai permitir defender a «riqueza do ecossistema» e «usufruir do espaço natural».

«O projeto tem a ver com o preservar das dunas primárias que têm características e biodiversidade únicas. Achou-se por bem preservar, para poder usufruir de uma forma controlada dessa área, de modo a não danificar aquela que é uma das mais valias em termos ambientais», explicou Rosa Palma.

«O projeto da Ecovia/Ciclovia é uma das obras mais significativas do Município de Silves. Considero que através da promoção e valorização do património cultural e natural, damos um contributo valioso para a afirmação de Armação de Pêra e do Algarve como destino turístico de excelência. Devo salientar que a construção da ecovia/ciclovia faz parte de um conjunto de rotas de mobilidade suave, vocacionadas preferencialmente para o uso da bicicleta, mas também para passeios pedonais, proporcionando a fruição e descoberta da paisagem».

Por seu lado, Ricardo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, disse sentir-se «orgulhoso, pois é uma obra que vai ter muita importância. As pessoas podem não perceber o impacto que isto poderá ter na economia da nossa freguesia, mas consideramos que as vias de comunicação e as ligações entre os territórios são importantíssimas para que possam existir dinâmicas a vários níveis. Há um conjunto de possibilidades que se abre quando essa obra for uma realidade».

Antes, no concelho de Silves, a ecovia era distinguida por linhas azuis pintadas em algumas estradas secundárias afastadas da costa e ligando ao concelho de Albufeira. Com os novos passadiços, o percurso aproxima-se do litoral e permite ligar três concelhos.

 


Ecovia/Ciclovia da Lagoa dos Salgados a Armação de Pêra

A 1.ª fase compreende um troço rural/natural – em estrutura de madeira, paralelamente ao cordão dunar, desde o passadiço existente entre a Lagoa dos Salgados e a Praia Grande, na freguesia de Pêra, até à Ribeira de Alcantarilha, na freguesia de Armação de Pêra, numa extensão de 1660 metros, apresentando uma largura de 3 metros, incluindo o atravessamento daquela linha de água através da construção de uma ponte em estrutura metálica, com cerca de 230 metros de comprimento, a largura de 2,5 metros, com guardas de ambos e lados.

O troço urbano estende-se pela frente de mar de Armação de Pêra, terminando junto ao Hotel Holiday Inn (1620 metros), com marcação do piso.  O valor da empreitada ascende a 1,1 milhão de euros, com prazo previsto de execução de 7 meses;

A 2.ª fase da obra, com projeto aprovado, também da inteira responsabilidade do Município de Silves, aguarda o lançamento da respetiva empreitada a concurso público.

Esta 2.ª fase compreende um troço urbano entre o Hotel Holiday Inn e o Barranco do Vale do Olival, limite do concelho de Lagoa.

Esta fase do projeto contempla a remodelação das infraestruturas existentes na Avenida Beira-Mar (água, saneamento, pluviais, iluminação pública), passeios, estacionamentos, pavimentações e a implantação da Ecovia/Ciclovia com um preço-base para concurso na ordem dos 500 mil euros.

As obras da 1.ª e 2.ª fases foram objeto de candidatura a financiamento comunitário (CRESC 2020 e Turismo de Portugal), com o trabalho de preparação e execução, da inteira e completa responsabilidade do Município de Silves.

 

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub