Alunos de Loulé recebem livros de receitas e marmitas

Iniciativa visa a promoção de alimentação saudável

No âmbito do projeto Marmitando, que visa a promoção da alimentação saudável junto da comunidade escolar, a Câmara Municipal de Loulé vai oferecer livros de receitas e marmitas aos alunos do 4.º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino do concelho.

Esta é uma iniciativa que surgiu no ano letivo 2018/2019, integrada no plano de introdução da temática da alimentação saudável nas escolas.

Além da oferta de livros de receitas e marmitas, a iniciativa consiste na realização de workshops práticos com o objetivo de «preencher a grande lacuna e a dificuldade que existe em criar lanches saudáveis e apelativos para as crianças em idade escolar», refere o Município de Loulé em comunicado.

Através das questões «o que levar na lancheira, que combinações são possíveis fazer, o que é considerado saudável
e como cativar os alunos para as opções mais saudáveis», espera-se que os alunos tenham a oportunidade de experimentar novos sabores e desmistificar ideias preconcebidas sobre os alimentos saudáveis.

«Atualmente, o conceito de alimentação saudável está em desenvolvimento e a ganhar cada vez mais adeptos, pelo que o Marmitando tem permitido esta ascensão de forma divertida e educativa para as crianças, alertando-os igualmente para os malefícios do consumo excessivo dos produtos alimentares empacotados e refrigerantes. Por outro lado,  é de realçar que este projeto conta hoje uma forte adesão por parte de toda a comunidade escolar, professores e encarregados de educação que veem aqui uma grande ajuda na preparação de uma lancheira, agora mais saudável», referem os responsáveis pelo projeto.

Todos os anos, o projeto Marmitando conta com a participação de perto de 1300 alunos, que é também uma das atividades integradas na programação das Férias para Todos.

Através do Facebook Loulé Jovem, todos os interessados poderão acompanhar as receitas e fotografias das marmitas elaboradas.



Comentários

pub