Albufeira tem tudo a postos para uma época balnear segura e «com qualidade»

Cerimónia de arranque oficial da época balnear, em Albufeira, decorreu esta manhã

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Albufeira vai abrir oficialmente a época balnear no domingo, dia 15 de Maio, e já tem tudo preparado para receber os banhistas em segurança e «com qualidade» nas suas praias.

Hoje, sexta-feira, a Praia dos Pescadores acolheu a cerimónia de arranque oficial da época balnear 2022 em Albufeira, durante a qual foi promovido um simulacro de salvamento de um banhista, bem como uma demonstração de limpeza dos areais, com recurso a máquinas.

No final, os responsáveis pelas diversas entidades presentes asseguraram que tudo está a postos para que as zonas balneares do concelho possam ser usufruídas em segurança, este Verão.

Na componente dos socorros a náufragos, há motas de água e veículos terrestres, entre outros meios, que vão ajudar os nadadores de Albufeira a cumprir a sua missão da melhor forma.

 

 

Mas há também outra componente, a das arribas, para mais num concelho onde há «alguma vulnerabilidade geológica».

Tanto José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, como Pedro Coelho, da Agência Portuguesa do Ambiente, salientaram a questão da segurança das arribas. Pedro Coelho revelou mesmo que, durante o Inverno, «houve seis desmoronamentos naturais nas arribas do Barlavento, cinco dos quais no litoral de Albufeira».

Além destas quedas naturais de arribas, foi realizada ontem uma derrocada controlada na Praia da Coelha. Na quarta-feira, já tinham sido feitas outras duas na Praia de Santa Eulália. Ambas são zonas balneares do concelho de Albufeira.

«Quanto às arribas, temos sempre atenção a esse tipo de pormenores. Há poucos dias fez-se um desmoronamento provocado pelas condições do terreno, que não consegue segurar-se e então vai por aí abaixo. Torna-se perigoso para as pessoas», como provou a tragédia da Praia Maria Luísa, em Agosto de 2009, que causou cinco mortos, salientou José Carlos Rolo.

 

 

«Muitas vezes, os banhistas não têm os cuidados que deviam ter, deitando-se na sombra, e, de um momento para outro, acontece uma catástrofe», acrescentou.

No que toca aos socorros a acidentes no mar, também está tudo a postos, assegura Jorge Azevedo, presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira.

«Vamos ter novos meios. Nós temos uma carrinha que também apoia a Autoridade Marítima Nacional, em complementaridade com o projeto Seawatch, desta entidade», revelou este responsável.

«Só aqui na Praia dos Pescadores temos três motas de salvamento aquático, o que é extraordinário. Noutras concessões, temos outras motas que são operadas por nadadores salvadores, igualmente destinadas a salvamento marítimo», adiantou.

Há ainda uma «embarcação dos bombeiros protocolada com a Associação de Nadadores Salvadores, também em parceria com a Câmara».

«Estão reunidas todas as condições!», acredita.

Apesar de haver diferentes concessionários, estes «unem esforços» e têm planos integrados.

«Como temos os meios complementares, como as motas de água, diminuímos a necessidade de número de nadadores salvadores, sem menosprezar a segurança. Assim, ficamos com mais nadadores salvadores para fazer face às necessidades. E temos os meios necessários para garantir a segurança balnear», reforçou Jorge Azevedo.

 

 

A questão da segurança é sempre importante, para mais num ano em que as reservas dos equipamentos hoteleiros dão a entender para o Verão será bom e que 2022 poderá ser «um ano até superior a 2019», frisou José Carlos Rolo.

E Albufeira vai estar à espera, «com a limpeza de sempre, a qualidade das águas que é medida constantemente por entidades oficiais e o tudo aquilo à volta da praia, o bem servir, a gastronomia e a animação durante a noite, quer a nível musical, quer a nível dos próprios estabelecimentos hoteleiros, de bares e esses tipos de equipamentos, que contribuem para que este seja um destino com bastante procura».

Quem for a  Albufeira pode ainda contar com Bandeiras Azuis todas as 25 zonas balneares do concelho, o que faz com que o município «continue a ser o que tem mais bandeiras azuis e o que tem mais praias douradas».

Este será também o primeiro município do Algarve e um dos primeiros do país a abrir a época balnear (já no domingo, dia 15) e o último a fechá-la, na região, a 15 de Outubro.

Nas restantes 60 zonas balneares marítimas algarvias, a época abre oficialmente a 1 de Junho e fecha a 30 de Setembro.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação e Rui Gregório | CMA

 

 

 



Comentários

pub