“Agenda do Escritor” é apresentada no Algarve Shopping no Dia do Autor Português

“Agenda do Escritor” foi criada por Analita Alves dos Santos

A Agenda do Escritor, o primeiro planner anual, em português, pensado para o ofício da escrita e incentivo à leitura vai ser apresentado no dia 22 de Maio, Dia do Autor Português, às 17h30, na FNAC Algarve Shopping, na Guia.

Esta Agenda Escritor é uma criação da ativista literária e autora, residente em Portimão, Analita Alves dos Santos e tem cocriação de Ana Guilherme Martins.

A apresentação do evento estará a cargo de Maria Luísa Francisco, João Ventura e Maria da Graça Ventura, autores algarvios e personalidades ligadas à divulgação da literatura e cultura. A animação será com o DJ Vasco Dantas. A entrada é livre.

Segundo Analita Alves dos Santos, «a ideia para este planner surgiu da inexistência de uma agenda anual, em português, pensada para o ofício da escrita. Existem várias ferramentas digitais que permitem ao escritor em formação avançar no seu processo de criação literária e organizar a sua agenda, mas nenhuma incentiva o ato, cada vez mais esquecido, de escrever à mão».

A Agenda do Escritor ajuda a planificar o mês de escrita, a semana, o dia a dia, e é «um instrumento para fugir da procrastinação ou do bloqueio do escritor».

Nesta agenda, explica a criadora, «há espaço para a planificação da escrita, a definição de objetivos, frases inspiradoras e um incentivo adicional para fazer da leitura uma prática diária, com espaço para apontar os livros do mês e uma ficha de leitura para voltar a usar noutras situações».

Analita Alves dos Santos publicou, em 2019, o seu primeiro livro infantojuvenil: “A Irmandade da Rocha – Daniela e o Ouriço-do-mar”.

O segundo livro publicado é também infantil.

Nesta altura, está a finalizar o seu primeiro romance. Já participou em várias coletâneas de contos enquanto autora e diretora técnica. Escreve como cronista para diversas publicações. Foi mentora do primeiro Concurso de Escrita Criativa Poeta António Aleixo.

Faz a curadoria do clube de leitura “Encontros Literários O Prazer da Escrita”, que conta com o apoio institucional do Plano Nacional de Leitura, é diretora da revista literária “PALAVRAR – Ler e escrever é resistir” e professora universitária.

Ministra formações presenciais e online para promoção da escrita e da leitura. Complementando o seu trabalho de autora, realiza ações de incentivo à leitura e à educação ambiental junto de escolas, bibliotecas públicas e feiras do livro.

Ana Guilherme Martins, por seu lado, é formadora de português e francês, autora do blogue “Crónicas por AnaGui”, leitora ávida e escritora em formação. Criou o “Caderno Digital do Escritor”. Publicou um livro infantil: Julieta, a Borboleta de Jaquetagem sobre a Velo Performance/JS Campinense.

 



Comentários

pub