Escolas do 1º Ciclo de Albufeira participam no projeto “Startiupi”

Projeto tem o objetivo de desenvolver e potenciar as competências empreendedoras dos mais pequenos

As escolas do 1º ciclo do concelho de Albufeira estão a acolher desde o passado dia 16 o projeto “Startiupi” orientado para o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos seus participantes, através de dinâmicas e jogos pedagógicos divertidos e eficazes.

O projeto é composto por três sessões, onde os mais pequenos desenvolvem e potenciam as suas competências empreendedoras e experienciam o ciclo de criação de valor do produto.

Assim, além da apreensão dos conceitos, pretende-se que sejam criados pequenos produtos que possam ser simbolicamente comercializados nas Feiras Startiupi, a serem realizadas no dia 8 de junho, em cada Agrupamento de Escolas de Albufeira.

A metodologia do projeto foca-se na premissa de que o empreendedorismo é uma atitude de estar na vida e que pode ser desenvolvida desde cedo, acreditando que crianças empreendedoras serão adultos mais felizes e com mais oportunidades de escolha.

A Startup Albufeira, na senda do desenvolvimento de competências empreendedoras junto das crianças e jovens, encontra-se a participar no “Primeiro Festival das Artes e da Cidadania” dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, em dois momentos.

No âmbito desta iniciativa, o dia de quinta-feira foi dedicado à “Literatura, Solidariedade e Empreendedorismo”, tendo a Startup Albufeira dinamizado um primeiro momento sobre empreendedorismo, junto dos mais novos, no auditório da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Foi também dinamizada, na Escola Secundária de Albufeira, uma sessão intitulada “Histórias que nunca partilhei” com Luís Matos Martins, incluindo dinâmicas de grupo para a compreensão do conceito de como ser um verdadeiro empreendedor.

“Desenvolver o empreendedorismo na infância não é só estimular positiva e falsamente tudo quanto dizem ou fazem. É também fazer, ao seu lado, mostrar e partilhar dúvidas, explorar soluções”, refere o presidente da Câmara José Carlos Rolo.

O autarca refere ainda que “iniciativas como estas, pensadas e planeadas, são meritórias. Têm o olhar num longe que só pode traduzir-se, como nos ensinou Keynes, na economia da Felicidade”.

 



Comentários

pub