Viva a Mãe Soberana! numa parede de Loulé

Mural, da autoria da Associação Satori, vai ser inaugurado este domingo, dia da Festa Grande da Mãe Soberana

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Stephen Jones vai afinando os últimos detalhes: de lata de graffiti na mão, o artista tem quase pronto um mural de arte urbana de homenagem à Mãe Soberana que, a partir deste domingo, dia da Festa Grande, vai embelezar Loulé. 

Desde dia 18 que, quem passa pela rua dos Homens do Andor, perto da Junta de Freguesia de São Sebastião, encontra por lá Stephen Jones, artista da Associação Satori, muito provavelmente no topo de uma máquina elevatória.

Artista já com nome no mundo da arte urbana (são dele, por exemplo, uma série de murais em Lagoa e em Carvoeiro), Stephen explica que o trabalho «está a correr muito bem».

«Houve um dia e meio de chuva, mas nada que afete. Eu vou vendo a imagem no telemóvel, que é da autoria do fotógrafo Luís da Cruz, e vou recriando», conta ao Sul Informação, durante uma pausa no trabalho.

E é difícil?, perguntamos.

«Talvez esteja a ser um dos meus trabalhos mais desafiantes, mas estou a gostar do resultado final», responde, entre risos.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A ideia para este mural partiu da Junta de Freguesia de São Sebastião, uma vez que o Santuário de Nossa Senhora da Piedade se situa em território administrativo desta autarquia.

Apresentada à Câmara de Loulé, a ideia colheu logo interesse – de tal forma que é o próprio Município que paga a intervenção.

Junto ao mural quase acabado, o presidente da Junta diz que a «forte devoção que Loulé tem à Mãe Soberana» foi o que originou esta iniciativa.

«Andámos a ver alguns edifícios, algumas paredes, mas acabámos por escolher esta que até nos foi cedida pela proprietária do prédio. Os graffiti também estão na moda e juntámos o útil ao agradável», explica Analídio Ponte.

A Mãe Soberana, considera, é «um símbolo não só de Loulé, mas de todo o Algarve».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A pintura deste mural tem, de resto, suscitado muito interesse. Todos os dias, há quem passe por lá para ver o andamento da obra.

«As pessoas vêm cá, olham e ficam encantadas. Também há quem dê dicas», diz Analídio Ponte.

Da parte da Associação Artística Satori, o desafio de fazer este mural foi logo aceite.

«Nós temos crescido ao nível da street art e este é mais um trabalho nessa senda. Ainda para mais, sendo em Loulé, é algo que fazemos com todo o gosto», diz Tiago Guerreiro, presidente desta associação.

O tema – a Mãe Soberana – «também nos diz muito» por ser «a maior festa religiosa do Algarve».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«O que os artistas querem é ter esse reconhecimento das pessoas e agradar desde os mais novos aos mais velhos e sinto que isto acontece aqui. É um trabalho que diz muito a toda a gente», acrescenta.

A inauguração do mural está marcada para este domingo, 1 de Maio, dia da Festa Grande da Mãe Soberana, às 12h30.

Mais tarde, no percurso entre a Igreja de São Francisco e o Santuário, está previsto que os homens do andor visitem o mural.

«Vão parar aqui em frente e fazer aquela tradicional dança. No fundo, vai dar ainda mais cor à Festa», conclui Analídio Ponte.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub