Vila do Bispo homenageia militares mortos em combate com cerimónia e flores

No sábado

Uma cerimónia de homenagem aos militares vila-bispenses que morreram ao serviço do país, a realizar junto ao Memorial aos ex-combatentes, e a deposição de coroas de flores em sepulturas nos cemitérios de Sagres, Barão de São Miguel e Budens são a forma escolhida pela Câmara de Vila do Bispo para assinalar o Dia do Combatente, no sábado, dia 9.

Esta ação, organizada pela Câmara Municipal conta com o apoio da Associação dos ex-combatentes de Vila do Bispo, começa às 9h00, em Sagres, e termina no Jardim da Fonte, em Vila do Bispo.

No 9 de Abril de 1918, as tropas portuguesas que formavam o Corpo Expedicionário Português, na França, no curso da 1ª Guerra Mundial, foram flageladas pela ofensiva alemã levada a cabo pela madrugada, naquela que ficou conhecida pela Batalha de La Lys, ou do Lys.

Desde essa data, que o dia 9 de Abril, passou a ser comemorado como o “Dia do Combatente” e nele são homenageados todos os Militares Portugueses caídos em situação de guerra, com especial destaque para os falecidos no curso da 1ª Grande Guerra, ou Guerra da França (1914 – 1918) e, também, os da chamada Guerra de África, ou do Ultramar (1961 – 1974).

 

Programa:

9h00 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Sagres
9h25 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Barão de São Miguel
10h00 – Deposição de coroas de flores no cemitério de Budens
10h30 – Jardim da Fonte – Vila do Bispo
Cerimónia junto ao Memorial aos Ex Combatentes de Vila do Bispo
Discurso do Presidente da Associação dos Ex Combatentes
Discurso da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo
Deposição de coroas de flores no Monumento
Um minuto de silêncio

 



Comentários

pub