Todos os concelhos algarvios já receberam refugiados ucranianos [com infografia]

A par de Lisboa, Cascais, Sintra e Porto, Albufeira está mesmo no top cinco de municípios com mais pedidos

48 dias depois do início da guerra, já todos os concelhos algarvios receberam refugiados ucranianos, segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras enviados ao Sul Informação. No total, o SEF já concedeu, na região, 4279 pedidos de proteção a refugiados que chegaram ao Algarve. 

Destes 4279, 2942 foram feitos por mulheres, o que equivale a 69%.

Apenas houve 1337 indivíduos do sexo masculino a fazer este pedido de proteção, sendo a grande parte crianças e jovens até aos 17 anos.

Tal deve-se ao facto de estar em vigor, na Ucrânia, a lei marcial que impede os homens dos 18 aos 60 anos de abandonar o país para poderem combater o exército russo.

Analisando os números, Albufeira é, de longe, o concelho onde houve, na região, o maior número de pedidos: um total de 925.

A par de Lisboa, Cascais, Sintra e Porto, Albufeira está mesmo no top cinco de municípios com mais pedidos.

No Algarve, depois de Albufeira, Portimão é o concelho que mais refugiados ucranianos acolheu: 801. Segue-se Loulé com 743.

Curiosamente, Faro, capital de distrito, apenas aparece na quarta posição.

Desde o início da guerra, foram concedidos, pelo SEF, 437 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos ou estrangeiros residentes naquele país que chegaram a Faro.

Os dados apresentam ainda Lagos como o quinto concelho que mais refugiados acolheu (352).

No reverso da medalha aparecem, como seria de esperar, os municípios menos populosos. Em Alcoutim, por exemplo, foi concedido apenas um pedido: a uma mulher na faixa etária entre os 18 e os 34 anos. Em Monchique, foram três, também a mulheres na mesma faixa etária.

A nível nacional, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já concedeu, desde o início do conflito na Ucrânia, 29.560 pedidos de proteção temporária a cidadãos ucranianos e a cidadãos estrangeiros que residem naquele país. Destes 20.008 são mulheres e 9.552 são homens.

Quanto a certificados de concessão de autorização de residência ao abrigo do regime de proteção temporária, contendo números de utente de saúde, de segurança social e de identificação fiscal atribuídos pelas respetivas entidades, o SEF já emitiu cerca de 15.500.

 

Infografia: Nuno Costa

 

 



Comentários

pub