Teatro une Portugal e Argentina no Largo do Carmo, em Faro

Os espetáculos, adiados antes pela pandemia, arrancam no começo do mês, em Faro

Teatro de Vizinhes com o espetáculo “Sai da Frente”

Os grupos de teatro comunitário Teatro de Vizinhes, de Faro, e Matemurga, de Buenos Aires, atuam no Largo do Carmo, na capital algarvia, no próximo dia 9 de Abril, às 21h00.

No dia 9, a companhia Matemurga apresenta o seu espetáculo “Herrido Barrio” ou Vizinhança Ferida, um espetáculo de teatro popular, com encenação de Edith Scher, «que conta histórias dos moradores de Villa Crespo, Buenos Aires, e reflete sobre as mudanças ocorridas no bairro ao longo dos tempos. O espetáculo é interpretado por mais de 30 atores», segundo os organizadores do evento.

 

 

Em seguida o grupo Teatro de Vizinhes, comédia «interpretada por vizinhes e para vizinhes», apresenta “Sai da Frente”, com a encenação de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, coordenação musical de Ilda Nogueira, que revela o dia a dia de uma comunidade algarvia que é impedida de chegar à praia de Faro, na altura do Verão.

Este encontro é o culminar de um projeto de teatro comunitário, iniciado antes da pandemia, que surgiu de um convite do Teatro das Figuras e do Município de Faro à Edith Scher e ao  “Janela Aberta Teatro” (JAT).

O projeto incluía a partilha de experiências e saberes e a apresentação de um espetáculo. A pandemia adiou este encontro.

«Essa experiência de criação coletiva e comunitária foi de tal forma forte e positiva, que todos decidimos continuar e solidificar o projeto e formar um Grupo de Teatro Comunitário permanente na cidade. Assim nasce o grupo Teatro de Vizinhes com a orientação do Coletivo JAT. Dois anos após o início do projeto, o tão ansiado encontro é finalmente uma realidade, com a presença de Edith Scher e dos ‘Matermurga’», refere o grupo de teatro.

O Teatro de Vizinhes é um espaço de encontro, de jogo através do teatro, de partilha de experiências e saberes, e tem como finalidade a criação de peças de teatro originais, no qual já conta com várias atuações realizadas no concelho de Faro.

«O projeto está aberto a todos aqueles que queiram participar e desenvolver-se artisticamente», acrescenta o grupo de teatro.

Os espetáculos são de entrada gratuita.

 



Comentários

pub