Sul Informação volta a ter jornalista na final de Prémio da Comissão Europeia

Reportagem de Hugo Rodrigues é uma das seis finalistas

A reportagem «A agricultura é «um setor sexy para trabalhar e para investir no Algarve», do jornalista do Sul Informação Hugo Rodrigues, é uma das finalistas do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, cujos nomeados foram conhecidos hoje, quarta-feira, dia 20 de Abril.

Este é o segundo ano consecutivo que o Sul Informação conta com um jornalista na lista final de candidatos ao prémio, depois de em 2021 o trabalho “Em Alte, foram os jovens a fazer campanha pela Europa”, da autoria de Pedro Lemos, também ter sido nomeado.

A reportagem de Hugo Rodrigues, que este ano foi selecionada pelo júri do concurso, foi publicada a 1 de Junho de 2021 e é um trabalho de fundo que aborda a forma como a entrada para a União Europeia influenciou o setor agrícola, no Algarve, tendo em conta que, muitas vezes, há a perceção que a adesão à UE foi prejudicial para esta atividade económica.

Mas será que isso é mesmo verdade? Não terá havido, antes, uma reinvenção, para melhor, do setor? Foi com estas questões em mente que o Sul Informação foi para o terreno falar com empresários, responsáveis por entidades públicas e cientistas. Todos eles falam da necessidade de adaptação a um mercado aberto, mais competitivo, que foi conseguida por muitos agricultores portugueses graças aos fundos europeus.

Na categoria “Regional”, há mais cinco  finalistas: «A Europa Somos Nós», de Patrícia Duarte e Carlos S. Almeida (Região de Leiria); «Alunos da Escola José Sanches explicam o que é a bazuca europeia», de Lídia Barata e José Furtado (Jornal Reconquista); «Este mar que a UE nos deu», de Afonso Ré Lau e Maria José Santana (Aveiro Mag); «Filhos de um deus menor encontram futuro na formação profissional», de Paulo Leitão (Centro TV); e «Uma região nos carris dos fundos europeus», de Joaquim Paulo (Gazeta das Caldas).

No total, foram nomeados 18 finalistas, espalhados por três categorias: “Nacional”, “Regional” e “Estudantes”.

Esta lista foi selecionada a partir de 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país « numa diversidade de temas e formatos», diz a Comissão Europeia, em nota de imprensa.

Deste total de candidaturas recebidas, 12 foram na categoria “Estudante”, 18 na categoria “Regional” e 33 na categoria “Nacional”.

Os temas das peças apresentadas a concurso foram bastante diferenciados e refletem o ano de 2021 abrangido por esta edição, incluindo: impacto e respostas à pandemia criada pelo coronavírus, aumento de movimentos populistas e de extrema-direita, partidos políticos portugueses, sustentabilidade, energia, agricultura, integração de migrantes e refugiados, proteção de direitos fundamentais, políticas sociais, desmitificação da deficiência, empreendedorismo, Brexit, cultura e desinformação.

Este prémio, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal.

Serve ainda para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus.

Os vencedores, um por categoria, serão anunciados numa cerimónia que terá lugar a 9 de Maio, em Évora, incluída nas comemorações do Dia da Europa, neste concelho.

 

 



Comentários

pub