Silves prepara-se para combater a vespa asiática

Já foi adquirido material e está a ser dada formação

Silves já começou a implementar no terreno um projeto de monitorização e combate da vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática que, apesar de ainda não ter sido detetada no Algarve, já pode ser encontrada em vários pontos do país.

Os trabalhos são realizados ao abrigo de uma candidatura, aprovada no âmbito do POSEUR, que contempla, «entre outras vertentes, o apetrechamento e a formação de elementos por forma a capacitar os mesmos em operações de vigilância, deteção e eliminação de ninhos», segundo a Câmara de Silves.

Antes da pandemia já havia sido realizada «uma visita técnica conjunta dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Silves e de Loulé, ao concelho de Montemor-o-Velho (distrito de Coimbra), local onde a presença da vespa velutina é considerável, existindo, por esse motivo uma larga experiência no seu combate».

Apesar de, neste momento, ainda não existir qualquer registo de avistamentos da espécie no Algarve, para a Câmara de Silves «esta estratégia reveste-se de especial importância, atendendo à expressão que a produção de mel tem no concelho de Silves e ao impacto negativo que a chegada da vespa velutina pode trazer para os sistemas ecológicos, nomeadamente na polinização de culturas arvenses».

«Neste contexto, o município dispõe, atualmente, de quatro fatos completos (dois adquiridos pela autarquia e dois cedidos pela AMAL). Adicionalmente, e numa perspetiva de proteção de pessoas, o serviço criado terá um papel importante na destruição de ninhos de vespas europeias, sempre que se verifique um risco comprovado e iminente para pessoas e animais em espaço público, em especial em parques infantis e jardins», acrescentou a autarquia.

Por outro lado, «o município de Silves alerta e sensibiliza para o facto da eliminação da vespa crabro (muito semelhante à vespa asiática) ser completamente desaconselhada, não só por ser uma espécie autóctone e não representar uma ameaça aos ecossistemas, mas, também, por ser considerada um predador natural da vespa asiática».

A Câmara de Silves pede a colaboração dos munícipes neste projeto e «solicita que os possíveis avistamentos desta espécie possam ser registados através da plataforma STOPvespa.

 

 



Comentários

pub